Música Profana: Os Bardos do Século XXI

Resenha - Promo 2009 - Música Profana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nuno Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos


Música Profana são desde 2008 uma banda de Ponte de Lima, norte de Portugal, composta por Nuno Silva no Baixo, Nelson Fernandes na Bateria e Percussão, Helder Cerqueira na Gaita de Foles, Fausto Silva na Guitarra, Daniel Moreira na Guitarra e Voz de Fundo e Catarina Lima na Voz Principal. Tocam Heavy Metal com elementos de Música Tradicional portuguesa, no instrumental e nas letras, rotulado de Folk Metal.

Corey Talor: "Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 2009 estreiam as suas primeiras quatro músicas num EP promocional, sendo este nome que identifica o lançamento. Lendas e mitos portugueses são os principais conteúdos do EP, assim como da banda que são como Bardos do século XXI. A voz de Catarina Lima e o contraste masculino, por vezes gutural, de Daniel Moreira cantam a apaixonante lenda da Pieira dos Lobos, os feitos de outrora do nosso Povo, tornados mitos pelo Fernando Pessoa no seu livro de poemas, A Mensagem, O Mostrengo, é musicado e a famosa ousadia narrada no poema é representada pelo contraste das duas vozes, com um acompanhamento instrumental bem conseguido, onde a harmonia entre a sonoridade Hard 'n' Heavy e a Gaita de Foles se completam. O EP acaba com O Canto do Poeta, totalmente acústico, com uma bela composição de guitarra constantemente a solar e um bom acompanhamento de vários instrumentos de percussão, vozes de fundo e órgão.

Música Profana são um bom exemplo da bela fusão entre a sonoridade mais pesada e elementos de Música Tradicional, neste caso portuguesa. Amantes da música, do seu país, tradições e história, seguem as pegadas como as dos antepassados Bardos e Trovadores, divulgando e do mesmo modo enriquecendo ainda mais a Cultura Portuguesa.

O EP pode ser encontrado no site portugalunderground.blogspot.com, as suas músicas podem ser ouvidas no youtube, myspace, assim como é possível acompanhar a banda na sua página de facebook.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Música Profana"


Corey Talor: Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otárioCorey Talor
"Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"

De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rockDe AC/DC a ZZ Top
Origens dos nomes de bandas e artistas de rock


Sobre Nuno Ribeiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336