O disco clássico e a calça rasgada que mudaram a vida de João Gordo, do Ratos de Porão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2025
Formada na década de 1970, a banda Ramones teve um papel essencial no surgimento e popularização do punk. Com composições curtas, diretas e repletas de energia, o quarteto nova-iorquino mostrou que era possível fazer música de impacto sem recorrer a estruturas complexas ou longas passagens instrumentais.
Pioneiros do estilo, os Ramones lançaram seu primeiro álbum, homônimo, em 1976. Faixas como "Blitzkrieg Bop", "Judy is a Punk", "Beat on the Brat", "I Wanna Be Your Boyfriend" e "Now I Wanna Sniff Some Glue" atravessaram gerações e ajudaram a eternizar o nome da banda na cena musical mundial.
Ratos De Porão - Mais Novidades

O Ramones tem muitos fãs espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, onde o quarteto é O grupo tem admiradores espalhados por todo o planeta, incluindo o Brasil, onde é amplamente reverenciado. Entre os fãs brasileiros está João Gordo, vocalista do Ratos de Porão e figura emblemática do cenário alternativo nacional.
João Gordo expressou sua admiração pelos Ramones em um texto publicado na edição 178 da revista Bizz, lançada em maio de 2000. Na matéria "O disco que mudou sua vida", ele escolheu o álbum de estreia do grupo e revelou como o trabalho o influenciou profundamente.

"Foi o primeiro dos Ramones, por causa da calça rasgada que o Joey [vocalista] usa na foto da capa. Aquela calça rasgada mudou a minha vida. Rasguei as minhas também, virei punk, minha mãe falou um monte. Isso aconteceu em 1978, quando eu estava na sexta série do primeiro grau. Eu estudava num colégio de padres e um amigo chamado Marcos Antônio Metidieri me chamou para ir até a casa do primo dele para dar uma olhada no disco. E deu no que deu hoje."
Após o primeiro contato, João passou a gostar dos Ramones. Ele inclusive "sacrificou" itens de sua coleção em troca de discos do grupo:
"Na minha escola havia poucos roqueiros, uns grandões, da oitava série. Os Ramones foram uma das bandas punks que não tiveram disco lançado por aqui na época, diferentemente de Clash, Vibrators e Sex Pistols. Então, era muito caro arrumar um vinil dos caras. Troquei minha coleção completa do Kiss, até o ‘Alive II’, mais uns do Led Zeppelin, pelos primeiros dos Ramones."
Anos depois, João se tornou vocalista do Ratos de Porão, uma das maiores referências da música pesada no Brasil. A banda chegou a gravar uma versão de "Commando", faixa do segundo álbum dos Ramones, "Leave Home" (1977). O cover pode ser conferido no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo

João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Por que Casagrande precisou de escolta de psicóloga para participar de programa de Gordo?


