O disco clássico e a calça rasgada que mudaram a vida de João Gordo, do Ratos de Porão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2025
Formada na década de 1970, a banda Ramones teve um papel essencial no surgimento e popularização do punk. Com composições curtas, diretas e repletas de energia, o quarteto nova-iorquino mostrou que era possível fazer música de impacto sem recorrer a estruturas complexas ou longas passagens instrumentais.
Pioneiros do estilo, os Ramones lançaram seu primeiro álbum, homônimo, em 1976. Faixas como "Blitzkrieg Bop", "Judy is a Punk", "Beat on the Brat", "I Wanna Be Your Boyfriend" e "Now I Wanna Sniff Some Glue" atravessaram gerações e ajudaram a eternizar o nome da banda na cena musical mundial.
Ratos De Porão - Mais Novidades

O Ramones tem muitos fãs espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, onde o quarteto é O grupo tem admiradores espalhados por todo o planeta, incluindo o Brasil, onde é amplamente reverenciado. Entre os fãs brasileiros está João Gordo, vocalista do Ratos de Porão e figura emblemática do cenário alternativo nacional.
João Gordo expressou sua admiração pelos Ramones em um texto publicado na edição 178 da revista Bizz, lançada em maio de 2000. Na matéria "O disco que mudou sua vida", ele escolheu o álbum de estreia do grupo e revelou como o trabalho o influenciou profundamente.

"Foi o primeiro dos Ramones, por causa da calça rasgada que o Joey [vocalista] usa na foto da capa. Aquela calça rasgada mudou a minha vida. Rasguei as minhas também, virei punk, minha mãe falou um monte. Isso aconteceu em 1978, quando eu estava na sexta série do primeiro grau. Eu estudava num colégio de padres e um amigo chamado Marcos Antônio Metidieri me chamou para ir até a casa do primo dele para dar uma olhada no disco. E deu no que deu hoje."
Após o primeiro contato, João passou a gostar dos Ramones. Ele inclusive "sacrificou" itens de sua coleção em troca de discos do grupo:
"Na minha escola havia poucos roqueiros, uns grandões, da oitava série. Os Ramones foram uma das bandas punks que não tiveram disco lançado por aqui na época, diferentemente de Clash, Vibrators e Sex Pistols. Então, era muito caro arrumar um vinil dos caras. Troquei minha coleção completa do Kiss, até o ‘Alive II’, mais uns do Led Zeppelin, pelos primeiros dos Ramones."
Anos depois, João se tornou vocalista do Ratos de Porão, uma das maiores referências da música pesada no Brasil. A banda chegou a gravar uma versão de "Commando", faixa do segundo álbum dos Ramones, "Leave Home" (1977). O cover pode ser conferido no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
A música do Metallica com letra que lembra comercial de energético, segundo o UCR
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire

Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
João Gordo: Crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!
Um romance que separou famílias mas juntou garotos que formaram o Capital e a Legião


