Regis Tadeu elege o álbum mais subestimado do Pink Floyd; "Ninguém quase fala sobre esse disco"
Por Bruce William
Postado em 25 de maio de 2025
Corte de uma Live realizada por Regis Tadeu em seu canal do youtube mostra o jornalista e crítico musical respondendo à pergunta: "Qual o disco mais subestimado do Pink Floyd?": "A trilha do 'Obscured by Clouds'", respondeu Regis, se referindo ao sétimo da discografia ba banda, lançado em 1972, e que foi composto como trilha sonora para o filme francês La Vallée, de Barbet Schroeder. Apesar de ser considerado por muitos como um trabalho menor na trajetória do grupo, Regis discorda dessa leitura. "Ninguém quase fala sobre esse disco, e é realmente um belo disco!", destacou.

Gravado rapidamente entre sessões de shows e de composição para o que viria a ser "The Dark Side of the Moon", o álbum mostra o Pink Floyd em uma fase de transição. Ainda há resquícios do psicodelismo de álbuns anteriores, mas já se percebe uma abordagem mais direta e acessível, com canções como "Wot’s... Uh the Deal" e "Free Four", que se aproximam da estrutura pop/rock tradicional.
"É um disco que pode muito bem ser apreciado longe do filme, que é uma merda, uma besteirada", completou Regis, deixando claro que a trilha se sustenta por si só. A crítica ao filme La Vallée não é incomum entre fãs da banda, já que o conteúdo da obra é considerado arrastado e pouco envolvente, ao contrário da trilha sonora, que exibe momentos de lirismo, tensão e melodia com a assinatura típica do grupo.
Além das qualidades musicais, o disco também marca o último momento em que o Pink Floyd lançou um álbum antes da explosão definitiva com "Dark Side". Em "Obscured by Clouds", o grupo ainda soa mais espontâneo e menos conceitual, com arranjos mais crus e composições diretas — algo que se perderia em parte nas ambições grandiosas que viriam a seguir.
Com o tempo, o disco passou a ser redescoberto por fãs mais atentos e colecionadores, mas ainda é um trabalho ofuscado dentro do catálogo da banda. Ao resgatar esse álbum em sua fala, Regis Tadeu chama atenção para uma fase menos celebrada do Pink Floyd — e, ao mesmo tempo, convida o público a revisitar um disco que pode surpreender justamente por não carregar o peso de um "clássico".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Unto Others anuncia primeiro show no Brasil para 2026
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O trabalho do Pink Floyd que Gilmour se sente "desconfortável" em tocar sem Waters
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


