RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"

Vocal do Killswitch Engage não guarda boas memórias do disco que apresentou a banda ao mundo

Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller

Zakk Wylde afirma que Ozzy Osbourne gostaria de fazer mais um disco

A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty

Mille Petrozza, do Kreator, acha que consegue fazer mais cinco discos

A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio

A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss

Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne

Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo

Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar

Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026

Mark Tremonti confirma estar trabalhando em novas músicas para o Creed

Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, conta como passou a se interessar por heavy metal

Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest


Grave Digger

Quem foi o tal "Jumpin' Jack Flash" que colocou os Rolling Stones de volta nos trilhos

Por
Postado em 30 de maio de 2025

Após a experiência conturbada com "Their Satanic Majesties Request", os Rolling Stones perceberam que precisavam de um novo rumo. Mick Jagger chegou a admitir que o disco, produzido sem um profissional no comando, foi um erro. A prioridade passou a ser clara: abandonar os excessos psicodélicos e resgatar a força que os colocara no topo.

Para isso, a banda não buscou nenhum nome consagrado, mas apostou em Jimmy Miller, um jovem nova-iorquino que havia produzido faixas para o Spencer Davis Group. Embora sem o prestígio de um Andrew Loog Oldham, Miller topou assumir um papel técnico e colaborativo, o que se encaixava bem nas novas ambições da banda. Nesse período, Jagger também começou a aprender guitarra, ajudado por Eric Clapton, numa tentativa de se adaptar à nova realidade do rock, onde muitos vocalistas também tocavam instrumentos.

Rolling Stones - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Reprodução - YouTube
Reprodução - YouTube

A resposta musical a esse momento veio com "Jumpin' Jack Flash". Mais do que uma simples canção, ela deu a Mick Jagger a solução para um dilema antigo: como escrever letras envolventes sem se expor pessoalmente? A resposta foi criar um personagem. Inspirado pelo espírito teatral e exagerado que sempre permeou sua performance, ele concebeu uma figura fictícia, sem qualquer conexão direta com sua própria vida, mas que resumia perfeitamente a imagem pública dos Stones: energia maníaca, ambiguidade e provocação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ideia para o nome surgiu de forma quase acidental. Keith Richards contou que, certa manhã, ele e Mick acordaram largados no sofá após uma noite de excessos, quando ouviram um barulho do lado de fora. "O que é isso?", perguntou Mick. "É só o Jack... Jumping Jack", respondeu Keith, referindo-se a seu jardineiro, Jack Dyer, que cortava a grama. A frase ficou na cabeça dos dois, e virou título.

Bill Wyman escreveu parte dessa canção, mas ela foi creditada apenas a Mick Jagger e Keith Richards, o que nunca deixou Wyman feliz. Ele explicou: "Chegamos ao estúdio cedo uma vez e... na verdade, acho que era um estúdio de ensaio, não acho que era um estúdio de gravação. E estávamos apenas eu, Brian e Charlie - os Stones NUNCA chegam ao mesmo tempo, sabe - e Mick e Keith não tinham chegado. E eu estava apenas brincando e sentei ao piano e comecei a fazer esse riff, da-daw, da-da-daw, da-da-daw, e então Brian tocou um pouco de guitarra e Charlie estava fazendo um ritmo. Ficamos brincando com isso por vinte minutos, apenas pra matar o tempo, e Mick e Keith chegaram e paramos e eles disseram: 'Ei, isso parecia muito bom, continuem, o que é isso?' E no dia seguinte nós gravamos. Mick escreveu ótimas letras para isso e acabou sendo um single realmente bom."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a faixa pronta, veio também um videoclipe promocional que dava ainda mais forma ao personagem (youtube). A banda aparecia com os rostos pintados em tons metálicos, como figuras de uma tumba egípcia, enquanto Jagger desfilava como o tal Jack Flash: maquiado, sorridente e desafiador. A reação do público foi instantânea. Para fãs e crítica, era o sinal de que os Stones estavam de volta, e mais ferozes do que antes.

Embora a música não tratasse diretamente de sexo ou escândalo, ela trazia toda a intensidade, agressividade e atitude que o grupo havia deixado de lado no disco anterior. Com um único salto, os Rolling Stones se reconectaram com suas raízes e estabeleceram um novo ponto de partida, tendo um personagem fictício liderando o caminho de volta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS