"The World Needs a Hero", a volta às origens que não salvou o Megadeth
Resenha - The World Needs a Hero - Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de maio de 2025
O Megadeth é um dos nomes mais emblemáticos e influentes do thrash metal — status conquistado, em grande parte, pelos álbuns lançados entre 1985 e 1994. Entre essas obras, duas se destacam: "Peace Sells… But Who's Buying?" (1986) e "Rust in Peace" (1990), considerados clássicos do gênero.
Com o quinto álbum, o excelente "Countdown to Extinction" (1992), a banda liderada por Dave Mustaine deixou de lado a velocidade insana dos primeiros trabalhos e passou a investir em uma sonoridade mais cadenciada e acessível. A aposta deu certo, como mostram os discos seguintes: "Youthanasia" (1994) e "Cryptic Writings" (1997).
Essa guinada sonora atingiu o ápice — ou talvez o limite — em agosto de 1999, com o lançamento de "Risk". Descaradamente comercial, o oitavo álbum trouxe faixas bem distantes do thrash metal oitentista, como "Crush 'Em", "Insomnia", "Ecstasy" e "I'll Be There". O resultado? Choveram críticas.
Restava a Mustaine juntar os cacos e tentar recolocar o Megadeth no topo. Para isso, ele recrutou o guitarrista Al Pitrelli — que assumiu a ingrata missão de substituir Marty Friedman — e iniciou a criação do sucessor de "Risk": "The World Needs a Hero".

Lançado em 15 de maio de 2001, "The World Needs a Hero" é, sem dúvida, mais pesado e menos comercial que seu antecessor. Na época, Mustaine comentou o direcionamento do disco em comunicado oficial divulgado pela Billboard:
"Esse disco foi escrito apesar de todas as pessoas que tentaram nos transformar em uma máquina de pop alternativo. Basicamente, ninguém era bem-vindo no estúdio, e, se alguém conseguia entrar, tentávamos não deixá-lo nos influenciar."
Apesar dos riffs pesados e batidas rápidas, "The World Needs a Hero" soa mais próximo da fase "palatável" do Megadeth do que de seu período mais agressivo. Ainda assim, falta o brilho presente nos álbuns lançados de 1992 até 1997.
Isso não quer dizer que o álbum não tenha seus méritos. "Disconnect", com sua melodia marcante; "1000 Times Goodbye"; "Promises" — uma balada cafona, porém bonita — e as intensas "Dread and the Fugitive Mind" e "Return to Hangar" garantem bons momentos. "Recipe for Hate… Warhorse" e "Losing My Senses" também merecem atenção. Agora, se puder, corra de "Moto Psycho" e de "When" — esta última, praticamente uma cópia de "Am I Evil?", do Diamond Head.
No fim das contas, "The World Needs a Hero" está longe de ser uma tragédia completa. Mas o álbum dividiu opiniões não foi um sucesso de vendas, o que frustrou Mustaine. À Classic Rock, o frontman revelou que o desempenho comercial abaixo do esperado o levou a tomar uma decisão drástica:
"Eu disse aos caras que precisávamos voltar a fazer discos de heavy metal, e foi provavelmente por isso que o Marty saiu. Eu disse que, se ‘The World Needs a Hero’ não vendesse mais que ‘Risk’, eu sairia. O álbum não vendeu, e eu apenas sentei e assisti tudo desmoronar."
Pois bem, onze meses após o lançamento de "The World Needs a Hero", Dave Mustaine encerrou as atividades do grupo. Mas isso é assunto para outra matéria. Agora, é hora de curtir um som. Aperte o play e confira a volta às origens que não salvou o Megadeth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê


Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
O disco gravado pela formação clássica que a Metal Hammer considera um dos piores do Megadeth
O disco do Ramones que ajudou Marty Friedman a evoluir como guitarrista
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
O disco clássico dos Ramones que influenciou David Ellefson, ex-baixista do Megadeth
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)


