Mick Jagger revela seu álbum preferido dos Rolling Stones; É muito rock 'n' roll, sabe?
Por Bruce William
Postado em 29 de maio de 2025
Antes de se tornar uma das maiores vozes do rock, Mick Jagger era apenas um jovem nervoso prestes a subir no palco do Marquee Club, em julho de 1962. Naquela noite, o clima era tenso: o público se dividia entre os tradicionalistas do jazz e os jovens modernos, e os Rolling Stones encerraram a apresentação sob vaias, tocando versões barulhentas de clássicos do blues. Mas foi ali que a essência da banda se moldou: um som enraizado na tradição, mas afiado pela urgência juvenil.
Rolling Stones - Mais Novidades
Jagger e Keith Richards nunca esconderam que seu objetivo era apresentar o blues a uma nova geração. Mas, para Jagger, havia mais: ele queria romper com a rigidez da sociedade da época. "O mundo adulto era muito ordenado nos anos 60, e eu estava saindo disso. Achei a sociedade americana muito restritiva em pensamento, comportamento e vestimenta", relembrou. Esse desejo de transgressão virou combustível criativo, algo que, segundo ele, nem mesmo o punk conseguiu superar: "Não importa o que Johnny Rotten e Sid Vicious façam — eles jamais superariam os Rolling Stones no auge da sujeira e do caos".
Com o tempo, a banda flertou com outras sonoridades, mas Jagger sempre teve reservas quanto a essas experiências. "Não é muito bom", disse sobre "Their Satanic Majesties Request". "Tem coisas interessantes, mas acho que nenhuma das músicas é realmente boa." A resposta foi voltar às raízes. E como pontua a Far Out, foi nesse resgate, ainda que sem soar antiquado, que eles chegaram ao disco que Jagger considera sua maior conquista.
"Minha melhor hora", afirmou ele sobre "Exile on Main St.", lançado em 1972. Misturando blues, country, soul e rock cru, o álbum nasceu do caos e da espontaneidade. "Esse novo disco é maluco pra caralho. Tem tantas faixas diferentes. É muito rock 'n' roll, sabe?", disse na época. Apesar de inicialmente ignorado pelo público e pela crítica, o álbum acabou se tornando um marco: "Foi difícil, porque as pessoas não gostaram quando saiu. Acho que acharam meio difícil por causa da duração. As pessoas não acessaram tão facilmente na época. Teve críticas meio mistas. As pessoas acharam um pouco impenetrável e meio difícil.".
Para Jagger, essa dificuldade inicial foi um bom sinal. Afinal, os Stones sempre foram movidos por tensão. E ao recuperar a essência daquela primeira apresentação confusa no Marquee Club, "Exile on Main St." acabou simbolizando tudo o que ele queria fazer desde o começo: transformar o barulho em arte, com raiva, suor e uma dose generosa de confusão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os cinco bateristas favoritos de Charlie Watts, dos Rolling Stones
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
Oswaldo Montenegro diz por que Mick Jagger não é mais revolucionário: "Acreditam nisso?"
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock


