Mick Jagger revela seu álbum preferido dos Rolling Stones; É muito rock 'n' roll, sabe?
Por Bruce William
Postado em 29 de maio de 2025
Antes de se tornar uma das maiores vozes do rock, Mick Jagger era apenas um jovem nervoso prestes a subir no palco do Marquee Club, em julho de 1962. Naquela noite, o clima era tenso: o público se dividia entre os tradicionalistas do jazz e os jovens modernos, e os Rolling Stones encerraram a apresentação sob vaias, tocando versões barulhentas de clássicos do blues. Mas foi ali que a essência da banda se moldou: um som enraizado na tradição, mas afiado pela urgência juvenil.
Rolling Stones - Mais Novidades
Jagger e Keith Richards nunca esconderam que seu objetivo era apresentar o blues a uma nova geração. Mas, para Jagger, havia mais: ele queria romper com a rigidez da sociedade da época. "O mundo adulto era muito ordenado nos anos 60, e eu estava saindo disso. Achei a sociedade americana muito restritiva em pensamento, comportamento e vestimenta", relembrou. Esse desejo de transgressão virou combustível criativo, algo que, segundo ele, nem mesmo o punk conseguiu superar: "Não importa o que Johnny Rotten e Sid Vicious façam — eles jamais superariam os Rolling Stones no auge da sujeira e do caos".
Com o tempo, a banda flertou com outras sonoridades, mas Jagger sempre teve reservas quanto a essas experiências. "Não é muito bom", disse sobre "Their Satanic Majesties Request". "Tem coisas interessantes, mas acho que nenhuma das músicas é realmente boa." A resposta foi voltar às raízes. E como pontua a Far Out, foi nesse resgate, ainda que sem soar antiquado, que eles chegaram ao disco que Jagger considera sua maior conquista.
"Minha melhor hora", afirmou ele sobre "Exile on Main St.", lançado em 1972. Misturando blues, country, soul e rock cru, o álbum nasceu do caos e da espontaneidade. "Esse novo disco é maluco pra caralho. Tem tantas faixas diferentes. É muito rock 'n' roll, sabe?", disse na época. Apesar de inicialmente ignorado pelo público e pela crítica, o álbum acabou se tornando um marco: "Foi difícil, porque as pessoas não gostaram quando saiu. Acho que acharam meio difícil por causa da duração. As pessoas não acessaram tão facilmente na época. Teve críticas meio mistas. As pessoas acharam um pouco impenetrável e meio difícil.".
Para Jagger, essa dificuldade inicial foi um bom sinal. Afinal, os Stones sempre foram movidos por tensão. E ao recuperar a essência daquela primeira apresentação confusa no Marquee Club, "Exile on Main St." acabou simbolizando tudo o que ele queria fazer desde o começo: transformar o barulho em arte, com raiva, suor e uma dose generosa de confusão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
A música que Neil Young admitiu na própria letra que ele roubou de outra banda
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A banda clássica que Keith Richards chamou de "bando de pulgas"
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O conselho inesperado que Mick Jagger do Rolling Stones deu para Joe Satriani
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


