A clássica canção do Iron Maiden amada pelos fãs que para Steve Harris não é tudo isso
Por Bruce William
Postado em 28 de maio de 2025
Nem sempre os maiores sucessos de uma banda representam o que ela é de verdade — ao menos na visão de quem ajudou a fundá-la. Steve Harris, baixista e principal compositor do Iron Maiden, foi desafiado a apontar qual seria a música ideal do grupo, aquela que melhor expressa sua essência. A pergunta veio durante uma entrevista para o podcast Scars And Guitars, e sua resposta não foi imediata.
Iron Maiden - Mais Novidades
"Essa é uma pergunta estranha porque escrevi tantas músicas... provavelmente mais de 150 ao longo dos anos", comentou. "É muito difícil dizer. Eu não sei. Acho que seria algo que você deveria perguntar aos fãs." Mesmo assim, ele arriscou um palpite: provavelmente nem os fãs chegariam a um consenso. "Você teria dez ou doze pessoas dando dez ou doze respostas diferentes. É algo muito pessoal."
Foi nesse ponto que o entrevistador sugeriu uma das faixas mais populares do Iron Maiden como candidata ideal. Harris, com tranquilidade, discordou. Para ele, apesar do sucesso e do carinho do público, essa música não representa o verdadeiro espírito da banda — e ele fez questão de explicar por quê.
A canção em questão é "Flight of Icarus", clássico do álbum "Piece of Mind" (1983). Segundo Harris, o problema não está na qualidade da faixa, mas no fato de ela não refletir o trabalho em equipe que define o Iron Maiden. "Essa foi escrita pelo Bruce e pelo Adrian. Não tem muito dos meus elementos ali", afirmou.
Em vez disso, ele apontou uma música composta por três dos membros mais atuantes da banda. "Acho que faria mais sentido escolher uma que tenha sido feita por três de nós, algo como 'The Evil That Men Do'. Essa, sim, representa bem o que é o Maiden. Eu, Adrian e Bruce estávamos na composição, e somos os principais autores da banda."
Além da preferência por essa faixa, Harris também já declarou que considera "Seventh Son of a Seventh Son" o ponto alto da discografia do grupo. Curiosamente, ele coloca "The X Factor", gravado sem Bruce Dickinson, no mesmo nível. "Não importa o quanto você se esforce, há álbuns que não têm a mesma mágica que outros. Acho que não fizemos nada melhor que 'Seventh Son' até hoje."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
At the Gates presta homenagem a Tomas Lindberg em seu novo clipe
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth


O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Kerry King conta quais são os seus vocalistas preferidos (e nenhum canta thrash metal)


