A clássica canção do Iron Maiden amada pelos fãs que para Steve Harris não é tudo isso
Por Bruce William
Postado em 28 de maio de 2025
Nem sempre os maiores sucessos de uma banda representam o que ela é de verdade — ao menos na visão de quem ajudou a fundá-la. Steve Harris, baixista e principal compositor do Iron Maiden, foi desafiado a apontar qual seria a música ideal do grupo, aquela que melhor expressa sua essência. A pergunta veio durante uma entrevista para o podcast Scars And Guitars, e sua resposta não foi imediata.
Iron Maiden - Mais Novidades
"Essa é uma pergunta estranha porque escrevi tantas músicas... provavelmente mais de 150 ao longo dos anos", comentou. "É muito difícil dizer. Eu não sei. Acho que seria algo que você deveria perguntar aos fãs." Mesmo assim, ele arriscou um palpite: provavelmente nem os fãs chegariam a um consenso. "Você teria dez ou doze pessoas dando dez ou doze respostas diferentes. É algo muito pessoal."
Foi nesse ponto que o entrevistador sugeriu uma das faixas mais populares do Iron Maiden como candidata ideal. Harris, com tranquilidade, discordou. Para ele, apesar do sucesso e do carinho do público, essa música não representa o verdadeiro espírito da banda — e ele fez questão de explicar por quê.
A canção em questão é "Flight of Icarus", clássico do álbum "Piece of Mind" (1983). Segundo Harris, o problema não está na qualidade da faixa, mas no fato de ela não refletir o trabalho em equipe que define o Iron Maiden. "Essa foi escrita pelo Bruce e pelo Adrian. Não tem muito dos meus elementos ali", afirmou.
Em vez disso, ele apontou uma música composta por três dos membros mais atuantes da banda. "Acho que faria mais sentido escolher uma que tenha sido feita por três de nós, algo como 'The Evil That Men Do'. Essa, sim, representa bem o que é o Maiden. Eu, Adrian e Bruce estávamos na composição, e somos os principais autores da banda."
Além da preferência por essa faixa, Harris também já declarou que considera "Seventh Son of a Seventh Son" o ponto alto da discografia do grupo. Curiosamente, ele coloca "The X Factor", gravado sem Bruce Dickinson, no mesmo nível. "Não importa o quanto você se esforce, há álbuns que não têm a mesma mágica que outros. Acho que não fizemos nada melhor que 'Seventh Son' até hoje."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Guitarrista diz que fãs estão redescobrindo álbum "maldito" do Accept
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro



10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock
A palavra inserida em refrão do Iron Maiden só para rimar que acabou ficando genial
As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo


