A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de maio de 2025
No universo da música, há encontros tão certeiros que parecem ter sido escritos por alguma força além da compreensão humana. Para Kiko, vocalista e guitarrista do Roupa Nova, não há outra explicação possível para o entrosamento vocal entre os integrantes da banda: "Eu acho que foi sorte... a gente, o Nando... a gente brinca que Deus falou assim: ‘Você vai cantar assim, assim, assim’ e botou a gente pra cantar junto." A entrevista foi ao Corredor 5.
Roupa Nova - Mais Novidades
A harmonia vocal é, de fato, uma das marcas mais celebradas da banda que atravessou décadas de sucesso no Brasil. Mas, segundo o próprio Kiko, a explicação pode ir além da fé ou da técnica. "Teve uma pessoa que se diz espírita que falou que nós seis fomos discípulos de Beethoven. Que ele deu aula pra gente." A reação imediata do músico foi a natural: "Pô... é muita responsabilidade isso, né?"
A formação clássica da banda — que inclui nomes como Paulinho, Serginho, Cléberson, Nando, Ricardo Feghali e o próprio Kiko — é reconhecida não só pela afinação impecável, mas pela naturalidade com que as vozes se encaixam. "As nossas vozes se completam. Parece que a gente nasceu pra cantar um com o outro", afirma. "Fica aquela coisa certinha. Às vezes, nem precisa ter vocal na música, mas a gente canta assim mesmo, porque é o que a gente faz."

E, apesar de toda essa qualidade, o grupo costumava enfrentar resistência de alguns produtores. "A gente brigava com produtor pra caramba", lembra Kiko, aos risos. Mas bastava subir ao palco para provar que o talento falava por si. "Tem gente que tem facilidade pra tudo. A nossa facilidade foi cantar junto."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Regis Tadeu critica duramente o Rock in Rio: "desfile de horrores musicais"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi

A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
A melhor banda de rock do Brasil de todos os tempos, segundo Mariozinho Rocha
A banda de rock nacional que tem o mesmo defeito do Toto, segundo Regis Tadeu
Quando o baterista do Roupa Nova socorreu músico do Genesis em plena turnê brasileira
O motivo do polêmico comercial de cigarros que Whitesnake fez com o Roupa Nova


