Blackberry Smoke: simplicidade e sujeira de ótimos riffs

Resenha - Absolutely Live In '08 - Blackberry Smoke

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Ainda que o chamado Southern Rock esteja longe de ser comercialmente viável às grandes massas como o foi lá pela década de 1970, é certo que o mesmo sempre possuirá seu nicho de devotos fiéis. E este público está descobrindo aos poucos o Blackberry Smoke, norte-americano baseado em Atlanta (Georgia) e que vem crescendo no cenário, principalmente após tocar ao lado de nomes expressivos como ZZ Top, Lynyrd Skynyrd e Shooter Jennings.
Bon Jovi: como a farofa azedou entre banda e Alec John SuchPink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra

A fama de incendiarem os palcos durante suas apresentações conseguiu ultrapassar as fronteiras de seu país, tanto que este EP chamado “Absolutely Live In ´08” mostra alguns dos motivos de o quarteto estar chamando tanto a atenção. Apresentando apenas seis canções (diabos, mas só seis????) capturadas durante várias apresentações pelo ano de 2008, o Blackberry Smoke mantém o espírito das velhas bandas sulistas e com muito jeito de fisgar o ouvinte através da energia descontraída de sua proposta.

Com toda a simplicidade e sujeira de seus ótimos riffs, o pessoal mistura as mais variadas influências – o óbvio Lynyrd Skynyrd, Molly Hatchet e até mesmo o Georgia Satellites são facilmente perceptíveis – e o resultado é um belo rock´n´roll que soa de forma cativante e, porque não dizer, com um jeito todo especial. E é claro que o talento e bom senso de seus músicos geralmente impedem que se afaste do foco principal, que é claramente o rock sulista.

Considerando que a banda já tem aproximadamente 10 anos de estrada, chega a ser frustrante que “Absolutely Live In ´08” seja apenas um ‘EPzinho’... É muito bacana e com certeza deixa a vontade de conferir seu próximo trabalho, já batizado como “Little Piece Of Dixie” e previsto para chegar às lojas (dos EUA, é claro) agora em 2009. O Blackberry Smoke é um nome para ser comentado entre os que apreciam o Southern Rock – ou como ele pode vir a soar no início deste novo milênio. Nem perca tempo, vá conferir!

Formação:
Charlie Starr - voz e guitarra
Paul Jackson - guitarra
Richard Turner - baixo
Brit Turner - bateria

Blackberry Smoke – Absolutely Live In ´08
(2008 / Adrenaline Records – importado)

01. Like I Am
02. Freedom Song
03. Good One Coming On
04. Memphis Special
05. Bottom Of This
06. Freeborn Man

Homepage:
http://www.blackberrysmoke.com
http://www.myspace.com/blackberrysmoke

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias e notícias sobre "Blackberry Smoke"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Blackberry Smoke"

Bon Jovi
Como a farofa azedou entre banda e Alec John Such

Pink Floyd
Entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra

Bruce Dickinson
Curiosidades sobre a voz por trás do Iron Maiden

Led Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"Charlie Brown Jr.: as raízes heavy metal da bandaNoisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalGuns N' Roses: Bumblefoot diz que seu pior show foi no RIRMansões: as residências de algumas estrelas do rockIron Maiden: as dez melhores covers feitas pela banda

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online