O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
Por André Garcia
Postado em 17 de abril de 2025
Eric Clapton foi o primeiro guitarrista da Inglaterra a ser respeitado como músico de blues — um gênero musical originado no sul dos Estados Unidos.
Já na época em que tocava nos Yardbirds, banda da qual saiu em 1965, ele já era reconhecido.
Eric Clapton - Mais Novidades
Nos anos seguintes, em suas passagens pelo Blues Breakers e Cream, ele chegou a ser reverenciado como "Deus" por pichações feita com seu nome pelos muros de Londres.

A partir dos anos 70, ele terminou de se consagrar um dos maiores de todos os tempos.
Mas há um guitarrista que ousou fazer com que Eric Clapton fizesse papel de palhaço em pleno palco diante de sua plateia: Frank Zappa.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Clapton relembrou o dia que aceitou um convite para subir ao palco em um show de Zappa — e se arrependeu:
"Fui ver um show dele, e ele me convidou para tocar. Quando fui fazer meu solo, ele fez aquele seu famoso truque de fazer sinais com as mãos para a banda: eles começaram a tocar em uns 10 compassos diferentes, e eu fiquei totalmente perdido! Eu não conseguia entender nada."

Certa vez Eric Clapton revelou que fazer um solo de guitarra é mais como cantar do que de fato cantar:
"Pelo breve período de 10 segundos eu paro de cantar e penso: 'Eu tenho que fazer um solo agora!' Nesse momento passam centenas de coisas diferentes na sua cabeça sobre o caminho que você vai seguir. E geralmente até você pensar isso, já está na hora. Sabe? É como se alguém te empurrasse porta adentro e de repente você tivesse que fazer uma performance. E você começa a cantar... para mim, eu apenas começo a cantar... só que com a guitarra! A guitarra é apenas uma voz"

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps