A categórica opinião de Nando Reis sobre "Domingo", dos Titãs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de abril de 2025
Lançado em novembro de 1995, "Domingo" é o oitavo disco de estúdio da influente banda brasileira Titãs. Tendo como destaque a faixa-título, que se consolidou como um grande sucesso, o disco conta com colaborações de importantes nomes da música nacional, como Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura), Iggor Cavalera (então baterista do Sepultura) e Herbert Vianna (guitarrista e vocalista da banda Os Paralamas do Sucesso).
Titãs - Mais Novidades

Um dos integrantes fundadores dos Titãs, o baixista Nando Reis, participou das gravações de "Domingo". O cantor e compositor falou sobre o álbum em um vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube.
De acordo com o relato de Nando, poucas ideias suas foram aproveitadas no processo de produção de "Domingo". Ao mencionar que muitas das faixas do disco foram compostas por Sérgio Britto, ele fez um trocadilho:
"Mais uma vez, pouquíssimas músicas minhas. Mesmo que eu já tivesse compondo, aquilo que eu fazia não interessava aos Titãs, e mais do que isso: eu tava compondo muito sozinho, embora com algumas parcerias, e os Titãs, eles sempre trabalharam muito em grupo.

Não é bem verdade, tô vendo aqui as músicas, tem músicas solo do Sérgio Britto. Sérgio Britto é onipresente, esse disco é mais dele. Eu diria que é um disco dos ‘Brittãs’. Mais dos ‘Brittãs’ do que dos Titãs."
Em seguida, Nando afirmou que dois elementos foram "banidos" durante o processo de composição de "Domingo". Coincidentemente, ele fazia uso frequente de ambos em suas criações musicais à época.
"Duas coisas haviam sido banidas na vida dos Titãs, e que estavam muito presentes naquilo que eu vinha fazendo: o violão e a palavra ‘amor’, canções de amor. Coisas que até então, especialmente no ‘Titanomaquia’, não entravam."
Por fim, Nando deu a sua opinião sobre "Domingo". Aparentemente, ele não demonstra muito apreço pelo trabalho em questão.

"Eu acho esse disco um disco intermediário, de transição, pouco inspirado (...). Embora mais pop, as minhas ideias não foram tão rejeitadas quanto no ‘Titanomaquia’. Eu olho para esse disco e acho ele irrelevante."
"Domingo" é o sucessor de "Titanomaquia", lançado em 1993. E Nando também não é o maior fã deste último, que por sinal, ele não ouve. Leia mais na nota a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps