Por que Renato Russo também era primo de seu próprio pai, segundo sua irmã
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2025
O ambiente familiar em que o saudoso cantor e compositor Renato Russo nasceu não era das mais convencionais. Isso porque os dois lados da família eram primos e isso resultou em algo curioso: o líder da Legião Urbana era primo do próprio pai, que tinha o mesmo nome do filho.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Afterpodcast, Carmen Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo, revelou detalhes pouco conhecidos da história familiar dos Manfredini, incluindo esse aspecto sobre a relação entre as famílias.
"Minha mãe era prima do meu pai. Então era uma confusão genética total e completa", contou Carmen, em tom bem-humorado. "Eu sou prima da minha mãe, era prima do meu pai, era prima da minha avó e também do monstrinho do Renato Russo, o Renato Manfredini Júnior — por parte de pai e de mãe."
Segundo ela, apesar das complexidades genealógicas, a família sempre foi muito artística e musical. A infância foi marcada por discos de jazz, cantoras do rádio, música brasileira, concertos clássicos e programas culturais constantes. "Todo fim de semana era alguma exposição, um concerto, um balé. E a gente também morou nos Estados Unidos, onde vimos muitos musicais. A arte sempre esteve com a gente."
A relação de Renato Russo om o pai nos últimos dias
Entre julho e agosto de 1996, o senhor Renato Manfredini se mudou de Brasília para o Rio de Janeiro para cuidar do filho, que, àquela altura, já não falava com quase ninguém. A mãe, Dona Carminha, não sabia da gravidade do quadro — Renato preferiu poupá-la do sofrimento de vê-lo naquela situação.
Ele morreu na madrugada do dia 11 de outubro de 1996, às 1h15, acompanhado apenas do pai e de um enfermeiro. Em um trecho emocionante do livro de Carlos Marcelo, Renato Russo: o filho da revolução, é descrito como o pai comunicou a morte do filho à esposa por telefone, com voz calma: "Carminha, o Júnior acabou de falecer."
A ausência da mãe no momento derradeiro gerou nela uma mágoa profunda. "Eu botei ele no mundo, eu tinha que estar nessa hora, queria estar junto dele e segurar a mão dele", desabafou, em entrevista anos depois à TV Globo. Mesmo assim, foi o pai quem permaneceu ao lado de Renato até o fim — em silêncio, com dignidade e afeto.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê



Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


