Por que Renato Russo também era primo de seu próprio pai, segundo sua irmã
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2025
O ambiente familiar em que o saudoso cantor e compositor Renato Russo nasceu não era das mais convencionais. Isso porque os dois lados da família eram primos e isso resultou em algo curioso: o líder da Legião Urbana era primo do próprio pai, que tinha o mesmo nome do filho.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Afterpodcast, Carmen Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo, revelou detalhes pouco conhecidos da história familiar dos Manfredini, incluindo esse aspecto sobre a relação entre as famílias.
"Minha mãe era prima do meu pai. Então era uma confusão genética total e completa", contou Carmen, em tom bem-humorado. "Eu sou prima da minha mãe, era prima do meu pai, era prima da minha avó e também do monstrinho do Renato Russo, o Renato Manfredini Júnior — por parte de pai e de mãe."
Segundo ela, apesar das complexidades genealógicas, a família sempre foi muito artística e musical. A infância foi marcada por discos de jazz, cantoras do rádio, música brasileira, concertos clássicos e programas culturais constantes. "Todo fim de semana era alguma exposição, um concerto, um balé. E a gente também morou nos Estados Unidos, onde vimos muitos musicais. A arte sempre esteve com a gente."
A relação de Renato Russo om o pai nos últimos dias
Entre julho e agosto de 1996, o senhor Renato Manfredini se mudou de Brasília para o Rio de Janeiro para cuidar do filho, que, àquela altura, já não falava com quase ninguém. A mãe, Dona Carminha, não sabia da gravidade do quadro — Renato preferiu poupá-la do sofrimento de vê-lo naquela situação.
Ele morreu na madrugada do dia 11 de outubro de 1996, às 1h15, acompanhado apenas do pai e de um enfermeiro. Em um trecho emocionante do livro de Carlos Marcelo, Renato Russo: o filho da revolução, é descrito como o pai comunicou a morte do filho à esposa por telefone, com voz calma: "Carminha, o Júnior acabou de falecer."
A ausência da mãe no momento derradeiro gerou nela uma mágoa profunda. "Eu botei ele no mundo, eu tinha que estar nessa hora, queria estar junto dele e segurar a mão dele", desabafou, em entrevista anos depois à TV Globo. Mesmo assim, foi o pai quem permaneceu ao lado de Renato até o fim — em silêncio, com dignidade e afeto.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
O dia que Marilyn Manson contou para Regis Tadeu a verdade sobre "Anos Incríveis"
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac

A imposição de Renato Russo na Legião Urbana que deu certo, segundo Regis Tadeu
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
Os dois extremos do rock nacional pré-anos 1980 que irritavam Renato Russo


