A banda gringa que gostou tanto do Angra que se virou para comprar álbum antes de todos
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2025
Antes mesmo de "Angels Cry" chegar às lojas da Itália, o guitarrista Aydan, fundador da banda italiana Elvenking, já havia garantido sua cópia — direto do Japão. A paixão pelo metal brasileiro e, especialmente, pelo Angra, atravessou oceanos e décadas.
Em entrevista exclusiva a Gustavo Maiato, do Whiplash.Net, Aydan relembra o impacto causado pelo disco de estreia do grupo liderado por Andre Matos. "Em 1993, pedi ‘Angels Cry’ do Japão para ter o álbum o quanto antes, já que ainda não estava disponível por aqui. As revistas falavam muito sobre essa nova super banda do Brasil, mesmo antes do lançamento oficial", contou.

Lançado em novembro de 1993, "Angels Cry" colocou o Angra entre os nomes mais respeitados do power metal mundial. Com produção internacional e forte influência da música clássica e brasileira, o disco abriu caminho para o reconhecimento global do grupo.
Aydan não economiza elogios. "Aquele álbum é uma obra-prima imortal. Vai permanecer para sempre no mundo do metal. E o Andre Matos estará no coração de todos que amam essa música", afirmou. Ele também citou sua admiração por outras bandas brasileiras como Viper e Shaman, embora diga não acompanhar de perto a cena atual. "O que o Angra fez naquela época inspirou músicos do mundo todo. E continua inspirando."
O novo álbum do Elvenking
Agora, com mais de duas décadas de carreira, o Elvenking chega ao capítulo final de uma trilogia ambiciosa com o álbum "Reader of the Runes – Rapture". Lançado em 2025, o disco conclui uma narrativa que atravessa três álbuns e seis anos de trabalho contínuo. São 35 músicas conectadas por letras e melodias que exploram temas místicos, escolhas pessoais e o peso do destino.
"Quando começamos a escrever ‘Divination’, percebemos que a história precisava de mais espaço para ser contada. Então decidimos desenvolver os dois capítulos finais ao mesmo tempo, o que nos permitiu estruturar a narrativa de forma mais coesa", explicou o vocalista Damna.
A trilogia mergulha em atmosferas sombrias, com letras melancólicas e instrumentais que transitam entre o folk metal e o metal extremo. O tema das runas e da leitura do destino é central. "A ideia é que cada escolha tem um impacto. Nada é totalmente predestinado. As ações moldam quem somos", afirmou Aydan.
Entre os destaques do novo álbum está a faixa "Luna", que surgiu a partir de riffs do guitarrista Headmatt. A melodia cativante foi moldada por Damna e Aydan até chegar à estrutura final. Outra canção marcante é "Gone Epoch", escolhida como single por representar com precisão a fusão entre a melodia folclórica e a melancolia nostálgica — uma reflexão sobre a infância e a passagem do tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Briga de tributos tem Blood Fire Death reclamando de Blood Fire Death



Angra confirma primeiro show da carreira na China
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Angra faz postagem em homenagem a Andre Matos, falecido há sete anos
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Sete formações de bandas de Metal que nunca mais vão se reunir


