A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
Por Bruce William
Postado em 08 de abril de 2025
Renato Russo tinha 15 anos quando viu seu primeiro show de rock, e jamais esqueceu: foi um show de Rita Lee no ginásio do Colégio Marista, tradicional escola localizada na 615 Sul, em Brasília. "Fiquei emocionado", contou anos depois, conforme reproduzido no livro "Renato Russo de A a Z. As Ideias do Líder da Legião Urbana" (Amazon). O segundo show, no entanto, ele não pôde assistir. Um problema grave de saúde o afastou da escola e o manteve isolado por dois anos. "Quando voltei para o colégio, aos 17 anos, era um menino diferente. Distante. Porque fiquei de fora."
Legião Urbana - Mais Novidades

Na década seguinte, a admiração se manteve firme. Em entrevistas, Renato citava com carinho o disco "Fruto Proibido", de Rita Lee com o Tutti Frutti. "Ouvi até cansar", disse em 1995, ao lado de nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Chico Buarque e Egberto Gismonti, todos muito presentes em sua formação musical. Embora sempre declarasse que "o que vale é a música", ele deixava claro que suas influências estavam enraizadas no Brasil, e Rita fazia parte desse núcleo.
Em setembro de 1986, Renato aparece em uma foto ao lado de Rita Lee, durante o evento de assinatura do contrato de Rita e Roberto de Carvalho com a gravadora EMI-Odeon. E há ainda o vídeo onde ele canta "Só Falta Você" com Adriana Calcanhotto, no programa Por Acaso, apresentado por José Maurício Machline, outro registro que confirma o carinho genuíno que ele tinha por Rita.
Essa admiração chegou a se transformar em tentativa de homenagem direta: segundo a Folha de S.Paulo, Renato escreveu uma letra intitulada "Para Rita Lee ou Made in Brazil", encontrada em seus arquivos após sua morte. A música não chegou a ser gravada, pois não foi musicada, mas revela o desejo de prestar uma homenagem direta a uma artista que marcou sua juventude e seguiu presente ao longo de sua trajetória.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito


Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil


