O quinto beatle escondido (mas nem tanto) na capa de "Abbey Road"
Por Bruce William
Postado em 15 de abril de 2025
Durante décadas, muitos nomes foram associados ao título simbólico de "quinto beatle". Já chamaram assim o produtor George Martin, o empresário Brian Epstein e até o DJ americano Murray the K, que ajudou a divulgar o grupo nas rádios durante a Beatlemania. No fundo, é só uma piada, e uma piada que, talvez, tenha ido parar até na capa de um dos discos mais famosos da banda.
Beatles - Mais Novidades
Estamos falando de "Abbey Road", álbum lançado em 1969 com uma das capas mais icônicas da história da música: os quatro Beatles atravessando a faixa de pedestres em frente ao estúdio da Abbey Road, em Londres. À primeira vista, parece só uma imagem casual (ainda que milimetricamente composta). Mas há um detalhe curioso na cena: no canto esquerdo da imagem, estacionado na calçada, aparece um carro branco. E não é qualquer carro. É um Volkswagen Beetle.
Exatamente. Um Beetle. Ou, trocando uma letra: um Beatle.
A brincadeira visual é irresistível, principalmente para quem conhece o senso de humor típico da banda, ressalta a Far Out. O Fusquinha branco aparece logo atrás de George Harrison e um pouco à frente de Paul McCartney, quase como se estivesse na fila, acompanhando os quatro. A piada visual transforma o carro no tal "quinto beatle", só que de forma literal e irônica - um Beetle entre os Beatles.
Mais do que uma coincidência, o carro faz parte da composição da imagem. O branco do Fusca combina com o terno de John Lennon e ajuda a equilibrar as cores da foto. Ou seja: visualmente, ele não está ali por acaso. Pode até não ter sido ideia dos próprios Beatles, mas encaixa perfeitamente no tipo de humor sutil e nonsense que eles adoravam cultivar.
Nunca saberemos se foi uma escolha proposital ou um golpe de sorte que acabou virando lenda. Mas a graça está justamente nisso: no jogo de palavras, na leitura dupla e na leveza com que até um carro estacionado pode virar parte da mitologia beatlemaníaca.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
A dupla de rappers que Slash disse que sempre vinha com algo interessante
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac

Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
George Harrison revelou o motivo pelo qual Roger Waters jamais entraria nos Beatles
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"


