A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de dezembro de 2025
Ian Anderson, vocalista, flautista e líder do Jethro Tull, construiu uma das carreiras mais longevas e singulares da história do rock, iniciada ainda na década de 1960. Ao longo desse percurso, o músico britânico lançou uma vasta quantidade de álbuns, tanto à frente da banda quanto em trabalhos solo, resultando em um catálogo artístico particularmente extenso.
Em meio a essa produção volumosa, existe ao menos uma composição pela qual Anderson não demonstra grande apreço. Trata-se de "Teacher", lançada como lado B do single "The Witch's Promise" (1970). Durante entrevista concedida ao site Songfacts, o frontman explicou por que a canção jamais figurou entre suas favoritas.

"Não estou dizendo que nunca a tocamos. Provavelmente tocamos em 1969 ou 1970. Mas não me lembro de a tocarmos com muita frequência, e sempre a achei uma peça estranha e difícil de tocar, por causa do tema e por causa do meu próprio sentimento em relação à música. Eu simplesmente não gostava dela."
Na sequência, Anderson detalhou o contexto em que "Teacher" foi concebida, revelando que a ideia original envolvia uma abordagem mais direta e acessível. Segundo o músico, a tentativa de criar algo deliberadamente pop acabou resultando em um processo pouco natural.
"Foi uma tentativa deliberada de compor uma música pop/rock mais genérica. Provavelmente é por isso que não gosto muito dela. Parecia um pouco forçada, um pouco estruturada demais nesse sentido. Portanto, não é uma música com a qual me sinta confortável."
De acordo com dados do site Setlist.FM, o repertório do Jethro Tull incluiu "Teacher" em 51 apresentações ao longo da carreira. A última execução registrada ocorreu em 2011, reforçando o distanciamento histórico de Ian Anderson em relação à faixa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs
O guitarrista que no auge teve muito bom gosto, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin


O guitarrista que Ian Anderson admirava tanto que foi acusado de imitar
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
O dia em que membros do Spin Doctors deixaram Ian Anderson no vácuo: "Me ignoraram"
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"
Jethro Tull: Led Zeppelin eram Deuses do Rock, nós éramos a humilde banda de abertura


