Gene Simmons: "O rock morreu, e não foi de velhice, ele foi assassinado"
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 06 de setembro de 2014
Em 2014 GENE SIMMONS afirmou que o rock está ‘morto’ e ainda acrescenta que é quase impossível para novos artistas conseguirem viver exclusivamente de suas composições.
O astro do KISS acredita que a indústria fonográfica está estabelecida de um modo que não há apoio para artistas que precisam de tempo e espaço para se desenvolverem.
Simmons disse à revista estadunidense ESQUIRE em 2014 que seu conselho aos músicos principiantes é que "não larguem de seu outro emprego" e emenda: "O rock enfim está morto. A morte do rock não foi de causa natural. O rock não morreu de velhice. Ele foi assassinado."
"Quando eu estava subindo, a montanha não era intransponível. Quando você tinha uma gravadora a seu lado, eles te custeavam, e isso também significava que quando você saía em turnê, eles te davam apoio na turnê. Havia toda uma indústria para ajudar o próximo Beatles, Stones, Prince, Hendrix, para propulsioná-los e apoiá-los a cada etapa do processo."
"Ainda há gravadoras, e isso se aplica ao pop, rap e o country até certo ponto. Mas para os artistas que também são compositores – os criadores – do rock, do soul, do blues, isso já morreu."
Simmons foi entrevistado para a publicação por seu filho, NICK, e ele aponta para a faixa "Gangnam Style", do cantor coreano PSY como um exemplo do que a indústria musical está procurando em termos de vendas e retorno de seu investimento.
"Eu fico tão triste pelo fato de que o próximo garoto de 15 anos de idade em uma garagem em algum canto que pluga seu Marshall e quer mandar no 10, não vai ter nem de longe a mesma oportunidade que eu tive."
"Ele vai, muito provavelmente, não importa o que ele faça, fracassar miseravelmente. Não há mais indústria praquilo. E quem é o pivô? Sempre há a maré recorrente de interesses – as mudanças no gosto musical a cada geração. Culpar isso é idiotice."
"O pivô de verdade é o vizinho de porta desse menino de 15 anos, provavelmente um amigo dele. Talvez até colega de uma das bandas nas quais ele esteja tocando. A tragédia é que eles parecem não ter ideia de que eles simplesmente mataram sua própria oportunidade – eles mataram aos artistas que eles teriam amado. Um pouco de brilhantismo, em algum lugar, seria expressado, e agora não vai mais, porque é muito mais difícil ganhar a vida tocando e compondo. Ninguém te paga para fazer isso."
A reação à declaração foi impressionante. Leia nos links abaixo.
A repercussão da afirmação de Gene Simmons de que o Rock morreu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps