Resenha - Soul Survivor - Sky High

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Ver Acessos


Praticamente desconhecido no Brasil, o guitarrista sueco Clas Yngström é uma verdadeira lenda na Europa (principalmente na Escandinávia), na ativa há mais de três décadas, e considerado um dos mais dedicados discípulos de Jimi Hendrix - um episódio ocorrido lá nos anos oitenta demonstra bem seu poder de fogo, pois na ocasião ninguém menos que Billy Gibbons, do ZZ Top, havia convidado-o pessoalmente para abrir os shows da parte européia da turnê do "Eliminator", mas os empresários locais vetaram horrorizados a idéia, alegando que parte do público vaiaria o ZZ Top após assistir à performance de Clas & banda...

Milho Wonka: quem são os Posers do Rock hoje em dia?Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?

O guitarrista é um daqueles músicos que participa de inúmeros projetos totalmente diferentes entre si, já tendo excursionado por diversos países tais como Índia, Japão, União Soviética, etc, mas boa parte de seu tempo é dedicado ao SKY HIGH, banda formada em 1978 e que já passou por inúmeros formatos e formações, todas calcadas em menor ou maior grau no Blues, tendo lançado mais de dez discos, alguns disponíveis somente em seu país natal.

No ano passado (2003), Clas assinou contrato com a EMI/VIRGIN e lançou nos EUA uma coletânea dedicada ao SKY HIGH e um tributo a Jimi Hendrix creditado ao CLAS YNGSTRÖM TRIO, power-trio formado por Clas na guitarra e vocal, Arne Blomqvist no baixo e Mats Östensson na bateria, que se trata na realidade da espinha dorsal da atual formação do SKY HIGH, já que este apenas adiciona Petra Kvännå no vocal, Per Wiberg nos teclados, Tore Berglund no sax e Karl Olandersson no trumpete.

Agora em 2004 é a vez do "Soul Survivor", álbum gravado ao vivo em abril deste ano em Estocolmo, trazendo catorze faixas dentre composições próprias e algumas poucas releituras, todas executadas em um clima de Big Band com uma atmosfera a lá Blues Brothers, devido a uma certa influência da música Soul, salientada ainda mais por causa da presença marcante do sax e trumpete.

Clas brilha em todo o set demonstrando uma versatilidade incrível, cuidando tanto das bases quanto dos solos, feitos na medida correta e sem nenhum estrelismo, transparecendo um excelente entrosamento com a banda, alternando entre levadas bluesy e boogie, recheadas de wah-wa's com aqueles timbres característicos da Fender Stratocaster (sua guitarra preferida), confirmando minha impressão que o lugar dele é realmente nos palcos, pois acho que em alguns de seus álbuns de estúdio o guitarrista soa um tanto quanto "tolhido".

Mas é como diz aquele apresentador global: "quem sabe mesmo faz ao vivo", e após ouvir este CD, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o guitar-hero sueco é "gente que faz"...

Faixas:
Soul Survivor
The Moving
Too Much Monkey Business
Love Bomb
Waiting On Time
Fake Jesus
One More Beer
Digi Da Da
Gone For Good
Fat Boy Blues
A Prayer For Peace
Good Gosh
Come On ut
Tangerine Dream
Total Time: 60:35

Formação:
Clas Yngström (guitarra, vocal)
Mats 'Östen' Östensson (bateria)
Arne 'Dynamit' Blomqvist (baixo)
Per Wiberg (teclados)
Petra Kvännå (vocal)
Tore 'B Bad' Berglund (saxofone)
Karl Olandersson (trumpete)

Website oficial: www.skyhighblues.com.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sky High"


Milho Wonka: quem são os Posers do Rock hoje em dia?Milho Wonka
Quem são os Posers do Rock hoje em dia?

Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?Teoria da Conspiração
Slipknot troca membros em shows ao vivo?

Heavy Metal: as 10 capas mais de macho de todos os temposHeavy Metal
As 10 capas mais "de macho" de todos os tempos

Fotos de Infância: Dave Mustaine, do MegadethFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Megadeth: vídeo mostra Dystopia pela primeira vez ao vivoMegadeth
Vídeo mostra "Dystopia" pela primeira vez ao vivo

Grandes covers: cinco versões para a inesquecível Stairway To HeavenGrandes covers
Cinco versões para a inesquecível "Stairway To Heaven"


Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.