Eric Clapton não queria incluir cover de Bob Marley em álbum
Por João Renato Alves
Postado em 05 de junho de 2025
Presente no álbum "461 Ocean Boulevard" (1974), "I Shot the Sheriff" foi o único single número 1 de Eric Clapton nos Estados Unidos – em 1992, "Tears in Heaven" chegou perto, ficando na 2ª colocação do Billboard Hot 100. A música era um cover de Bob Marley, que o inglês conheceu através de um membro de sua banda, o guitarrista George Terry.
No entanto, o artista admitiu que não pensou em incluí-la no disco inicialmente. No livro "Eric Clapton: A Autobiografia" (2017), ele admitiu ter achado que o resultado não fez jus à versão original. Seus músicos de apoio gostaram, mas eles eram estadunidenses, tinham uma relação diferente com o reggae, como o próprio recordou.

"Ska, bluebeat e reggae eram familiares para mim. Eu cresci ouvindo-os em clubes e no rádio por causa das crescentes comunidades índio ocidentais na Inglaterra. Mas era algo bem novo para os americanos e eles não eram tão exigentes quanto eu em relação à maneira como deveria ser tocado. Não que soubesse tocar, só sabia que não estávamos fazendo direito."
Ainda assim, a faixa entrou no tracklist definitivo e se tornou o grande sucesso. Clapton só conheceu Bob Marley muito tempo depois. Mas logo após o lançamento da música, eles conversaram por telefone. "Tentei perguntar a ele sobre o que era a música, mas não consegui entender muito da sua resposta. Fiquei aliviado por ter gostado do que tínhamos feito."
"I Shot the Sheriff" conta a história de um jovem que é injustamente acusado de atirar em um policial. O xerife vai atrás dele, então ele atira no xerife, presumivelmente em legítima defesa. Segundo Marley, a música aborda a brutalidade policial nos guetos da Jamaica, onde os jovens são considerados criminosos. Ela faz parte do álbum "Burnin’", lançado em 1973.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
O maior guitarrista americano de sua geração, segundo o lendário Eric Clapton
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds


