O que pode mudar na formação do Angra após o hiato, segundo especialista
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de junho de 2025
Durante uma sessão de perguntas e respostas com os membros do canal Ibagenscast, o youtuber Manoel Santos compartilhou suas impressões sobre o futuro do Angra, após o anúncio da pausa nas atividades da banda. Embora tenha reforçado que tudo se trata de opinião pessoal e não informação oficial, Manoel acredita que o retorno do grupo é provável — mas com possíveis mudanças na formação atual. "Até pouco tempo eu achava que voltaria com a mesma formação. Hoje, já não tenho tanta certeza. Acho que pode haver pelo menos uma troca na banda", comentou.


Segundo ele, caso o Angra volte com a formação atual, é bastante possível que lancem um disco de inéditas. No entanto, se houver alterações, turnês comemorativas de álbuns clássicos, como "Rebirth", "Temple of Shadows" e "Aurora Consurgens", se tornam o caminho mais provável. "Essas turnês podem acontecer com as formações originais desses discos ou com a formação que estiver ativa no retorno", explicou.

Manoel também vê a pausa como uma janela de oportunidade para outros artistas e projetos ligados ao universo do Angra. Ele cita, por exemplo, a chance de Edu Falaschi ganhar mais destaque, agora como possível único nome ativo tocando repertório do Angra ao vivo. Além disso, há espaço para bandas fora do "Angraverso", como a Maestrick, conquistarem maior visibilidade.
Ao ser questionado se ainda há espaço para novas bandas brasileiras alcançarem o mainstream sem o suporte de empresários ou gravadoras, Manoel foi categórico: "Nenhuma banda chegou ao mainstream sem empurra-empurra de empresário e gravadora. O Angra teve, o Sepultura teve. Isso não existe."
Para ele, o cenário atual não favorece o surgimento espontâneo de grandes nomes sem uma estrutura por trás. Ainda assim, ele acredita que o hiato do Angra pode abrir caminhos — tanto para o ressurgimento de projetos antigos como Karma e Wizards, quanto para o fortalecimento de nomes novos que busquem o seu espaço.

Apesar da incerteza sobre quando e com quem o Angra vai retornar, Manoel encerrou o tema com otimismo: "Acho que volta, sim. E se for com a formação atual, deve vir disco novo. Mas, com certeza, vão rolar turnês comemorativas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps