Paul McCartney revela seu baixista favorito de todos os tempos — e ele teve um fim triste
Por Bruce William
Postado em 04 de junho de 2025
Com centenas de milhões de discos vendidos, Paul McCartney é dono de um dos baixos mais ouvidos da história. Seu estilo melódico influenciou incontáveis músicos e ajudou a redefinir o papel do instrumento no rock. Mas mesmo quem inspira tantos também teve os próprios ídolos, e McCartney nunca escondeu quem foi o maior deles.
Em uma sessão de perguntas e respostas com fãs, ele foi direto ao ser questionado sobre sua maior influência no baixo: "James Jamerson, que tocou em muitos dos meus discos favoritos da Motown.". Na época, muitos sequer sabiam o nome por trás daquelas linhas de baixo tão marcantes — McCartney incluído. "Jamerson virou meu herói. Eu nem sabia o nome dele até pouco tempo atrás. Ele era muito melódico, e isso me fez me interessar mais ainda", revelou em outra entrevista a Tony Bacon, resgatada pela Far Out.
Paul McCartney - Mais Novidades

Jamerson foi o som por trás de dezenas de sucessos da Motown com Marvin Gaye, The Supremes, Stevie Wonder e Jackson 5. É dele a linha de baixo de "What's Going On", uma das faixas mais aclamadas da história da soul music (youtube), além da impressionante performance em "Darling Dear", do Jackson 5, que muitos consideram uma das linhas mais belas já gravadas (youtube). "Eu estava roubando muita coisa dele", admitiu McCartney, reconhecendo a influência direta que o baixista teve em sua própria evolução musical.
Apesar do talento impressionante, James Jamerson teve um fim melancólico. Nos anos 1980, mergulhado no alcoolismo e afastado da indústria, morreu com apenas 47 anos, praticamente esquecido pelo grande público. McCartney não é o único a lamentar isso. Dougie Payne, baixista do Travis, contou que ficou obcecado por Jamerson após ver o documentário Standing in the Shadows of Motown — e chegou a tentar imitá-lo tocando deitado, como Jamerson teria feito uma vez, completamente bêbado, em uma gravação com Marvin Gaye.
Jamerson raramente aparecia nos créditos, mas sua assinatura sonora está presente em centenas de gravações que definiram uma era. Para Paul McCartney, ele não apenas expandiu as possibilidades do baixo dentro da música pop — ele mostrou que o instrumento podia cantar. Mesmo sem o reconhecimento em vida, Jamerson deixou um legado que transformou o papel do baixo na história da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Noodles se afasta dos shows do Offspring por problema de saúde; leia comunicado
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Caveira Velha Metal Fest estreia em São Paulo neste sábado (24) com seis bandas
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
Aerosmith publica novas fotos e confirma retorno do baterista Joey Kramer
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Sharon den Adel promete Within Temptation mais pesado em novo disco


A música dos Beatles que Paul McCartney suspeitava ter sido escrita também por Yoko Ono
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
O baterista que teve que escolher entre Elton John e Paul McCartney no auge dos anos setenta
O dia que funcionário de aeroporto brasileiro fez Paul McCartney esperar por motivo bizarro
Quando Paul McCartney sentiu que o Guns N' Roses havia levado embora uma de suas músicas


