O hit dos Beatles que John Lennon achava uma porcaria: "Paul destruía minhas músicas"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de junho de 2025
Mesmo considerada uma das faixas mais emblemáticas da discografia dos Beatles, inclusive ganhando covers importantes, "Across the Universe" foi definida por John Lennon como "uma merda". A declaração aparece em entrevistas posteriores à separação da banda, quando o músico passou a revisar criticamente o próprio legado. Para ele, a música era boa — mas a gravação feita pelo grupo, não.
Beatles - Mais Novidades
Escrita durante uma noite de insônia após uma discussão com sua então esposa, Cynthia Lennon, a canção surgiu de forma quase involuntária. "As palavras ficavam vindo, como um fluxo sem fim. Eu desci e escrevi tudo, meio irritado", contou. A letra, marcada pelo verso "Jai Guru Deva Om", carrega influência da meditação e da filosofia oriental, temas que ocupavam a mente de Lennon naquele período. As entreviwstas foram resgatadas pela Far Out.
Apesar da inspiração, a sessão de gravação foi conturbada. Lennon reclamou da falta de empenho dos colegas e criticou duramente a inclusão de duas fãs do grupo — as chamadas Apple Scruffs — nos vocais de apoio. "A faixa original foi uma merda. Eu estava desafinado, e em vez de chamarem um coral decente, trouxeram fãs que cantaram tudo fora do tom", afirmou.
O incômodo de Lennon ia além da produção. Ele via uma sabotagem sutil por parte de Paul McCartney, especialmente com suas composições mais pessoais. "Acho que o Paul, às vezes, tentava destruir minhas grandes músicas... tipo Strawberry Fields, que também acho que foi mal gravada", criticou.
Ainda assim, Lennon reconhecia o valor da composição. Em 1971, disse que "Across the Universe" era uma de suas melhores letras. "Talvez seja a melhor que escrevi. É poesia de verdade. Funciona até sem melodia, como um poema", refletiu.
Essa ambivalência — entre a admiração pela própria criação e o desprezo pela execução coletiva — revelava não só as tensões internas dos Beatles, mas também o esgotamento criativo que culminaria no fim da banda em 1970. Ironicamente, ao buscar liberdade artística, Lennon encontrou na insatisfação o impulso que o levou a se reinventar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian



O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
A música dos Beatles que despertou em Scott Stapp a vontade de ser artista
A frase que Paul McCartney escreveu e acreditava que sobreviveria para sempre
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


