As bandas brasileiras que Paulo Ricardo achava interessantes em 1986
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de junho de 2025
A década de 1980 marcou um momento inesquecível para o rock brasileiro. Foi nesse período que surgiram diversas bandas que impulsionaram o gênero no país, entre elas o RPM, que ganhou enorme popularidade com seu álbum de estreia. Lançado em maio de 1985, "Revoluções por Minuto" trouxe sucessos como "Olhar 43", "Rádio Pirata" e "Louras Geladas".
RPM - Mais Novidades

Em 1986, quando o RPM estava "na crista da onda", os integrantes do grupo concederam entrevista à revista Bizz. Uma das perguntas buscava saber quais bandas brasileiras eles consideravam interessantes. O baixista e vocalista Paulo Ricardo listou algumas, como é possível conferir abaixo.
"Tem pessoas que fazem sucesso e param. Tem sempre alguma armação dando certo. Mas você vê um show do Legião no Canecão — foi um espetáculo. As músicas novas são ótimas, o Renato [Russo] está cada vez melhor. O Plebe [Rude] também apareceu com um disco bom. O Ira! tem muita consistência. Quatro ou cinco anos de batalha e não esmorecer.
As bandas que conseguirem uma projeção popular vão passando às pessoas as informações difíceis de assimilar anteriormente. E as bandas bregas, cada vez menos acreditadas.

Luiz Schiavon, multi-instrumentista e um dos fundadores do RPM, complementou a resposta de Paulo: "O pessoal foi percebendo que o povo não é aquele ‘pinicão’ que todos pensavam", comentou o músico.
Na mesma entrevista, Paulo e Luiz fizeram breves análises a respeito do primeiro álbum do RPM. "Quem comprou o LP por causa de ‘Louras Geladas’ e ‘Rádio Pirata’ levou para casa um monte de informação que é uma síntese de vinte anos de rock que a gente ouviu", afirmou o vocalista. Schiavon, por sua vez, falou sobre a produção do disco:
"É o que a gente queria, provar que uma banda brasileira, com técnicos brasileiros, num estúdio do Brasil, podia fazer um disco tão bom como qualquer um de fora."

Se você ainda não ouviu "Revoluções por Minuto", chegou a hora de conferir esse clássico do rock nacional — e o melhor: ele está disponível nas plataformas digitais. Acesse o player abaixo, aperte o play e boa viagem!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps