As bandas brasileiras que Paulo Ricardo achava interessantes em 1986
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de junho de 2025
A década de 1980 marcou um momento inesquecível para o rock brasileiro. Foi nesse período que surgiram diversas bandas que impulsionaram o gênero no país, entre elas o RPM, que ganhou enorme popularidade com seu álbum de estreia. Lançado em maio de 1985, "Revoluções por Minuto" trouxe sucessos como "Olhar 43", "Rádio Pirata" e "Louras Geladas".
RPM - Mais Novidades
Em 1986, quando o RPM estava "na crista da onda", os integrantes do grupo concederam entrevista à revista Bizz. Uma das perguntas buscava saber quais bandas brasileiras eles consideravam interessantes. O baixista e vocalista Paulo Ricardo listou algumas, como é possível conferir abaixo.
"Tem pessoas que fazem sucesso e param. Tem sempre alguma armação dando certo. Mas você vê um show do Legião no Canecão — foi um espetáculo. As músicas novas são ótimas, o Renato [Russo] está cada vez melhor. O Plebe [Rude] também apareceu com um disco bom. O Ira! tem muita consistência. Quatro ou cinco anos de batalha e não esmorecer.
As bandas que conseguirem uma projeção popular vão passando às pessoas as informações difíceis de assimilar anteriormente. E as bandas bregas, cada vez menos acreditadas.
Luiz Schiavon, multi-instrumentista e um dos fundadores do RPM, complementou a resposta de Paulo: "O pessoal foi percebendo que o povo não é aquele ‘pinicão’ que todos pensavam", comentou o músico.
Na mesma entrevista, Paulo e Luiz fizeram breves análises a respeito do primeiro álbum do RPM. "Quem comprou o LP por causa de ‘Louras Geladas’ e ‘Rádio Pirata’ levou para casa um monte de informação que é uma síntese de vinte anos de rock que a gente ouviu", afirmou o vocalista. Schiavon, por sua vez, falou sobre a produção do disco:
"É o que a gente queria, provar que uma banda brasileira, com técnicos brasileiros, num estúdio do Brasil, podia fazer um disco tão bom como qualquer um de fora."
Se você ainda não ouviu "Revoluções por Minuto", chegou a hora de conferir esse clássico do rock nacional — e o melhor: ele está disponível nas plataformas digitais. Acesse o player abaixo, aperte o play e boa viagem!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Guns N' Roses lança duas novas canções
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors


O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação
Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda


