A banda de rock nacional dos 1980 que não trocou de formação e Paulo Ricardo adora
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de junho de 2025
Durante sua participação no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, o cantor Paulo Ricardo destacou sua admiração por uma das bandas mais consistentes da história do rock brasileiro: os Paralamas do Sucesso. Segundo ele, trata-se de um dos grupos "mais bacanas e talentosos" surgidos nos anos 1980 — e, notavelmente, um dos pouquíssimos a manter a formação original ao longo das décadas.
RPM - Mais Novidades
Paulo Ricardo lembrou com carinho de Bi Ribeiro, João Barone e Herbert Vianna. O lendário vocalista do RPM relembrou, inclusive, a oportunidade de dividir o palco com Barone em um especial da Globo, tocando ao lado também de Frejat, em uma formação especial de power trio.
A relação com os Paralamas vai além da admiração à distância. Em "O Amor Me Escolheu", seu quarto álbum solo, lançado em 1997, Paulo Ricardo contou com uma parceria direta de Herbert Vianna. Juntos, eles assinaram "Amor em Vão", uma delicada balada em 3x4. "Herbert compôs a música, eu escrevi parte da letra e ele ainda tocou no disco", contou.
A canção seria retomada anos depois, em 2002, durante o projeto MTV RPM 2002, que marcou o retorno da banda após um longo hiato. "Amor em Vão é uma das músicas mais lindas que já gravei. E foi muito generoso da parte do Herbert me dar essa inédita", disse. O álbum, que unia regravações e faixas novas, simbolizou não apenas a volta da banda, mas também um reencontro com a emoção das canções bem construídas — marca dos Paralamas e também do próprio RPM.
Lançado no fim da década de 1990, "O Amor Me Escolheu’ trouxe ainda versões de clássicos da MPB e do pop internacional, como "Love of My Life", de Freddie Mercury, e "Que Pena", de Jorge Ben Jor, com participação especial de Fernanda Abreu. Com mais de 250 mil cópias vendidas, o álbum foi premiado com Disco de Platina no Brasil e consolidou a carreira solo de Paulo Ricardo após o fim da primeira fase do RPM.
Ao final do bate-papo com Bittencourt, Paulo Ricardo anunciou que homenageará a geração dos anos 1980 em sua nova turnê, que estreia em 13 de junho, no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera



RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O significado da letra de "Juvenília", do RPM, segundo Paulo Ricardo


