A banda de rock nacional dos 1980 que não trocou de formação e Paulo Ricardo adora
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de junho de 2025
Durante sua participação no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, o cantor Paulo Ricardo destacou sua admiração por uma das bandas mais consistentes da história do rock brasileiro: os Paralamas do Sucesso. Segundo ele, trata-se de um dos grupos "mais bacanas e talentosos" surgidos nos anos 1980 — e, notavelmente, um dos pouquíssimos a manter a formação original ao longo das décadas.
RPM - Mais Novidades
Paulo Ricardo lembrou com carinho de Bi Ribeiro, João Barone e Herbert Vianna. O lendário vocalista do RPM relembrou, inclusive, a oportunidade de dividir o palco com Barone em um especial da Globo, tocando ao lado também de Frejat, em uma formação especial de power trio.
A relação com os Paralamas vai além da admiração à distância. Em "O Amor Me Escolheu", seu quarto álbum solo, lançado em 1997, Paulo Ricardo contou com uma parceria direta de Herbert Vianna. Juntos, eles assinaram "Amor em Vão", uma delicada balada em 3x4. "Herbert compôs a música, eu escrevi parte da letra e ele ainda tocou no disco", contou.
A canção seria retomada anos depois, em 2002, durante o projeto MTV RPM 2002, que marcou o retorno da banda após um longo hiato. "Amor em Vão é uma das músicas mais lindas que já gravei. E foi muito generoso da parte do Herbert me dar essa inédita", disse. O álbum, que unia regravações e faixas novas, simbolizou não apenas a volta da banda, mas também um reencontro com a emoção das canções bem construídas — marca dos Paralamas e também do próprio RPM.
Lançado no fim da década de 1990, "O Amor Me Escolheu’ trouxe ainda versões de clássicos da MPB e do pop internacional, como "Love of My Life", de Freddie Mercury, e "Que Pena", de Jorge Ben Jor, com participação especial de Fernanda Abreu. Com mais de 250 mil cópias vendidas, o álbum foi premiado com Disco de Platina no Brasil e consolidou a carreira solo de Paulo Ricardo após o fim da primeira fase do RPM.
Ao final do bate-papo com Bittencourt, Paulo Ricardo anunciou que homenageará a geração dos anos 1980 em sua nova turnê, que estreia em 13 de junho, no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita



Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


