A música da fase Bon Scott que Brian Johnson gostaria de ter gravado com o AC/DC
Por Bruce William
Postado em 05 de junho de 2025
A espinha dorsal do AC/DC sempre foi formada pelos irmãos Angus e Malcolm Young. Com riffs diretos e um som que não muda com o tempo, a banda manteve sua identidade mesmo com a troca de vocalistas. Mas a mudança de voz sempre trouxe nuances distintas — primeiro com Bon Scott, depois com Brian Johnson.
Bon tinha uma entrega única: conseguia soar suave quando queria, mas em um instante assumia um timbre rasgado que viraria sua marca registrada. Ao mesmo tempo em que vivia intensamente a vida de rockstar, mergulhou fundo no álcool e nas drogas, o que acabou abreviando sua trajetória. Sua morte em 1980 deixou um vácuo difícil de preencher.

Em vez de buscar um substituto que imitasse Bon, o AC/DC optou por seguir em frente com alguém diferente. Brian Johnson foi escolhido, e sua estreia veio no álbum "Back in Black", que além de ser uma homenagem ao vocalista anterior, apresentou um novo estilo vocal, mais áspero, mas igualmente potente.
Desde então, Johnson assumiu também os vocais das canções da fase Bon Scott. Clássicos como "Let There Be Rock" e "Highway to Hell" passaram a fazer parte do repertório ao vivo com a nova formação. Ao longo dos anos, Brian se familiarizou com todo o catálogo da banda — inclusive com algumas faixas menos conhecidas.
Quando perguntado sobre sua música favorita da fase Bon Scott, Johnson não escolheu nenhum dos grandes sucessos, relembra a Far Out. Em vez disso, apontou para uma faixa de 1978, do disco "Powerage": "What's Next to the Moon" (youtube). "Bom, eu gostaria que a gente tivesse gravado", disse Brian. "Tocamos ela só [algumas vezes], e eu adorava."
Na verdade, a música foi tocada apenas três vezes pela formação com Johnson, todas em 2003. Mesmo assim, ele guarda carinho especial pela faixa. O riff foi criado de forma casual: "Estávamos no estúdio, e eu tinha acabado de arrebentar uma corda", contou Angus Young. "Preferi não trocar de guitarra, porque aquele dia o som estava ótimo. Coloquei uma nova corda e toquei algumas notas seguidas de um acorde. Era a introdução de 'What's Next to the Moon'. Malcolm disse: 'Isso daria uma boa música'. E foi isso."
Apesar de não ser das mais lembradas pelo público, a faixa segue como uma das preferidas de Brian, talvez justamente por ser diferente e quase esquecida. Quem sabe é por isso mesmo que ela ainda tenha aquele gosto especial de descoberta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura

31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


