Vale a pena conhecer: Superclima82, 2 Dedo e Lumee//Prismo
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Superclima82, 2 Dedo e Lumee//Prismo.
Superclima82
Superclima82 é projeto solo do compositor e multi-instrumentista Carlos Rafael Clima. Com o isolamento social imposto pela pandemia, ele resgatou de cadernos antigos dezenas de composições reimaginadas.
Seu som é um caleidoscópico indie rock que pode mudar bipolarmente de referências musicais de uma faixa para a outra. A coesão vem em sua atmosfera brisada e good vibes, curtindo as pequenas coisas da vida (como a vida em si); me lembra Syd Barrett, John Frusciante e Jupiter Maçã. Suas letras, em português, possuem um hiperfoco lúdico e introspectivo nas pequenas coisas cotidianas, que põe o mundano em um pedestal, como fez Brian Wilson em "Wouldn't It Be Nice". Indicado a quem curte um indie e esteja de algo bem peculiar, para desanuviar e soprar para longe as nuvens negras da morbidez.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum autointitulado, de 2021, e diversos singles — os mais recentes deles "Tesouro da Magia", "Feito Água" (2022) e "Quebrando Átomos" (2023).
Onde encontrar:
https://www.superclima82.com.br/
2 Dedo
Formado em Minas Gerais em 2013, é atualmente formado por Christiano Dedo (vocal), Flávio Stone Dedo (guitarra), Fabiano Dedo (baixo), Ricardo Dedo (bateria).
Seu som é um horror punk inspirado em Danzig, Black Sabbath e o lado mais roqueiro de Alice Cooper. A levada de locomotiva me lembra Mötorhead, e o vocal por vezes me lembra AC/DC com Brian Johnson e a fase mais madura de Rob Halford. Suas letras, em inglês, abordam o terror com os pés no chão, indo mais para creepypasta do que Lovecraft — trocando vampiros e lobisomens por fundamentalismo religioso e a violência urbana. Indicado a quem curte o casamento entre rock pesado e filmes de terror, e queira bater cabeça sentindo um arrepio.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Between Cosmos and Hell", e os EPs "Enslaved by Fear" (2019) e "Know Your Past" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/2dedo
Lumee//Prismo
Formado em São Paulo em 2017, é atualmente composto por Luma//Lumee (vocal e piano), Guilherme//Prismo (guitarra), Leandro de César (baixo e trombone), Heitor Sena (bateria) e Vítor Mendes (baixo e VS).
Seu som é um rock eletrônico cyberpunk com raízes em clássicos: Nine Inch Nails e Radiohead; Portishead e Prodigy; Cabaret Voltaire e New Order. Em seu lançamento mais recente, no entanto, deu uma guinada para um metal core com um pezinho no avant-garde. Suas letras, em inglês, são cantadas com uma melancolia e atitude dignas de Siouxsie and the Banshees, Soundgarden e The Kills. Indicado a quem curte um rock eletrônico como se fazia entre o final dos anos 90 e o começo da década seguinte — antes da coisa descambar para o nu metal.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Ovis Aries" (2022), bem como diversos singles — os mais recentes "Fear" (2021), "Human Again" e "Acorda Humanidade" (2022).
Onde encontrar:
https://instagram.com/lumeeprismo
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



