Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de fevereiro de 2026
Muito antes de virar sinônimo de virtuosismo e revolução na guitarra, Eddie Van Halen estava atento ao que acontecia nas ruas de Los Angeles. E, ao contrário do que muitos imaginam, ele nunca teve problema com o punk rock.
Em entrevista concedida em 1978 ao jornalista Steve Rosen (via Ultimate Guitar), o guitarrista admitiu que o punk influenciou o início da carreira do Van Halen, embora fizesse questão de deixar claro: a banda não era punk.

Entre 1976 e 1977, o grupo acompanhou de perto a explosão do punk na cena do Sunset Strip, onde bandas como The Dils, The Weirdos e The Germs dividiam território com o Van Halen nos mesmos clubes.
O impacto aparece claramente no álbum de estreia da banda, lançado em 1978. Faixas como "Atomic Punk" e a versão acelerada de "You Really Got Me", do The Kinks, carregam uma energia crua e direta que dialoga com o espírito punk da época.
Mesmo assim, Eddie fazia distinção: "Nós não somos punk. Mas não há nada de errado com o punk. Só não tentem nos colocar nessa coisa de Sex Pistols." A referência era direta ao Sex Pistols, que naquele momento simbolizava o auge do movimento.
"Ain't Talkin' 'Bout Love" começou como piada
A revelação mais curiosa da entrevista envolve um dos maiores clássicos da banda: "Ain't Talkin' 'Bout Love". Segundo Eddie, a música nasceu como uma brincadeira: "Na verdade, estávamos tirando sarro do punk. Sabe, uma música de três acordes."
Ele contou que começou a tocar dois acordes de forma quase displicente, apenas se divertindo com a simplicidade da estrutura. Mas algo mudou no meio do processo: "Começou como uma piada. Eu só estava martelando dois acordes e depois pensei: 'Espera aí, dá para fazer algo com isso'." O que era ironia virou um dos riffs mais marcantes da história do hard rock.
Eddie também revelou que a gravadora Warner Bros. chegou a sugerir uma capa para o primeiro álbum com estética semelhante à de bandas punk como The Clash. A resposta da banda foi imediata: "Que se dane isso." Eles próprios criaram o logotipo clássico do grupo para deixar claro que eram, antes de tudo, uma banda de rock and roll.
A ironia foi ainda mais longe. Em seus primeiros anos, o grupo chegou a subir ao palco disfarçado como uma suposta "banda punk escocesa" chamada The Enemas, apenas para zombar da cena. A apresentação terminou com o grupo sendo praticamente expulso do palco. Mesmo assim, Eddie insistia que tudo acontecia de forma natural: "Eu não sento e penso: 'Hoje vou escrever uma música assim'. Eu só faço o que sai de mim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O panfleto de fundamentalistas religiosos que "denunciava o satanismo" do Kiss em 1979
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Guitarrista do Twisted Sister cita Queen e Van Halen ao defender shows sem Dee Snider
O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
8 aparições de músicos e bandas de rock e metal em séries


