Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de fevereiro de 2026
A discussão sobre tecnologia em estúdio sempre divide gerações no rock. Para alguns músicos, recursos modernos facilitaram processos e ampliaram possibilidades criativas; para outros, tiraram justamente o elemento humano que ajudou a construir álbuns históricos. É nesse embate que Zakk Wylde voltou a criticar o uso excessivo do Pro Tools, citando inclusive um dos discos mais celebrados de todos os tempos.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em entrevista recente à Metal Hammer, o guitarrista do Black Label Society e colaborador de longa data de Ozzy Osbourne afirmou que álbuns clássicos do rock simplesmente não soariam da mesma forma se tivessem sido gravados com os recursos digitais atuais.
"Quando você realmente escuta os discos antigos, como 'Sgt. Pepper's', os álbuns do Jimi Hendrix, o primeiro do Sabbath ou do Zeppelin, você pensa: 'Cara, imagine se eles tivessem o Pro Tools de hoje'", disse Wylde. Para ele, o excesso de opções teria sido prejudicial: "Esses álbuns não soariam como soam. Teriam sido arruinados".
O guitarrista foi ainda mais específico ao mencionar The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. "'Dark Side Of The Moon' não teria soado como soa se tivesse os recursos de hoje", afirmou. Segundo Wylde, boa parte da genialidade desses discos nasceu de limitações técnicas e de "acasos felizes" que obrigavam os músicos a serem criativos.
Para ilustrar o raciocínio, ele usou uma metáfora simples: "Se eu te desse apenas um giz de cera vermelho e um branco, você teria que misturar os dois para criar o rosa. Você cria algo justamente porque não tem todas as opções prontas".
Curiosamente, o principal responsável pelas guitarras de Dark Side of the Moon enxerga a questão de forma diferente. David Gilmour já declarou publicamente que é fã do Pro Tools - ao menos na maneira como ele próprio utiliza a ferramenta atualmente.
Em entrevista concedida em 2024, Gilmour explicou: "Antigamente, você precisava refazer a mixagem inteira, ensaiar movimentos nos faders, às vezes com três pessoas na mesa de som ao mesmo tempo". Para ele, o software trouxe praticidade: "Agora, com o Pro Tools, é ótimo. O processo de fazer minhas demos é enormemente facilitado por isso".
O guitarrista, no entanto, fez questão de ressaltar que não usa o programa de forma indiscriminada. "Eu não uso muito automação no Pro Tools, nem MIDI. Gosto de cortar trechos e ajustar os níveis manualmente. Assim, sempre posso voltar atrás", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"

David Gilmour explica por que "The Dark Side of the Moon" funcionou melhor que "The Wall"
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour

A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A resposta de David Gilmour quando perguntado se tinha ciúmes de Roger Waters


