Rolling Stones: Surpreende o quão bem eles ainda tocam o blues
Resenha - Blue & Lonesome - Rolling Stones
Por André Espínola
Postado em 03 de dezembro de 2016
Com certeza há aqueles álbuns difíceis e trabalhosos para gravar, compor e colocar todas as coisas meticulosamente nos seus devidos lugares; há outros, porém, que esse processo parece ser uma moleza. Esse é o caso de Blue & Lonesome, primeiro álbum de estúdio de Rolling Stones após mais de uma década, no qual a gigantesca banda decide dedicar o novo disco inteiramente ao blues. Não é surpresa que os Stones amem o blues, o que surpreende em Blue & Lonesome é o quão bem eles ainda tocam o blues. Acho que não é necessário abordar demoradamente a longa e intensa relação de Mick Jagger, Keith Richards e companhia com o gênero musical criado pelos negros dos Estados Unidos no início do século XX; o próprio nome da banda já entrega essa relação, originária de uma música de Muddy Waters; o fato há 51 anos a regravação de "Little Red Rooster" chegar ao número 1 das paradas britânicas é outra evidência; a primeira aparição de Howlin’ Wolf na TV norte-americana ter sido como condição para os Stones participarem do programa em 1965, mais uma ("I think it’s about time you shut up and we had Howlin’ Wolf on stage", Brian Jones disse à época). Mas ainda não é apenas isso: antes de ser uma das maiores bandas da história do rock, os Rolling Stones eram uma banda cover de blues, que viviam tocando as músicas que, atravessando o Atlântico, chegavam às casas desses jovens britânicos cheios de força criativa e energia. Pois bem, já deve ser possível pra imaginar a facilidade com que esses senhores que tocam juntos há mais de meio século, juntaram-se para gravar as músicas que eles tocam... bem, há mais de meio século. Esse é Blue & Lonesome, gravado em apenas três dias.
Rolling Stones - Mais Novidades
O melhor também é que agora são realmente os Stones tocando o blues sendo os próprios Rolling Stones, e não apenas um bando de jovens britânicos em busca de criar seu som e querendo soar como seus ídolos. A voz de Mick Jagger está na sua melhor forma, bem como sua técnica com a gaita. O mesmo é verdade para toda a banda. Para melhorar, as músicas não são simples cópias das originais; em Blue & Lonesome os Stones colocam seu próprio DNA, o que torna o álbum não simplesmente um álbum de covers de blues, ou um álbum de tributo, mas sim um álbum dos Rolling Stones.
Toda a tracklist é impecável, da faixa de abertura, "Just Your Fool", de Buddy Johnson e regravada interminadas vezes, em que Jagger se solta totalmente como gaitista, à última faixa, a clássica "I Can’t Quit You Baby", de Willie Dixon, com participação de Eric Clapton, outro aficionado por blues. Pode-se dizer que os fãs de blues reconhecem facilmente a grande maioria das doze faixas do disco e com certeza já vão ter em mente várias outras referências das mesmas músicas tocadas outras dezenas vezes. O que aparentemente poderia ser enfadonho faz o efeito contrário. A familiaridade facilita a dar valor, curtir mais diretamente o som e reconhecer o trabalho da banda. As escolhas estão centradas no som de Chicago das décadas de 40 e 50, então estão presentes naturalmente Little Walter ("Hate To See You Go", "I Gotta Go"), Howlin’ Wolf, com a ótima versão de "Commit A Crime", Buddy Guy e Junior Wells, com a clássica "Hoo Doo Blues", Jimmy Reed, com "Little Rain" em roupagem brilhante e solo incrível de gaita, Eddie Taylor com outra favorita dos covers de blues, "Ride ‘Em On Down", novamente Willie Dixon com "Just Like I Treat You" e, claro, Memphis Slim com a faixa título, "Blue And Lonesome". (Senti falta de Muddy Waters, no entanto). A mais desconhecida do grande público talvez seja a ótima "Everybody Knows About My Good Thing", de Little Johnny Taylor.
Blue & Lonesome é fruto de um atalho no processo de gravação de um novo álbum de inéditas de Rolling Stones. A viagem no túnel do tempo fez a banda soar mais uma vez relevante e gigante como sempre fora, mas que alguns pareciam ter esquecidos. Espero que o alto nível alcançado com a happy hour com os amigos empolgue e impulsione a banda para um disco de inéditas tão bom quanto.
Outras resenhas de Blue & Lonesome - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Os 11 álbuns de metal conceitual mais assustadores da história, segundo a Loudwire
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Os 50 melhores discos ao vivo dos anos 70 segundo a Spin; Led Zeppelin ficou longe do topo
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"
Paul Prenter: quem realmente foi o vilão do filme Bohemian Rhapsody?
Ex-empresário revela como o Guns N' Roses dividia o dinheiro no começo

O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Qual é o pior álbum dos Rolling Stones? Não há consenso sobre os maiores fracassos
Carta em que Brian Jones convida Charlie Watts para entrar nos Rolling Stones é leiloada
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



