Mick Jagger fala sobre o erro que levou ao fim dos Beatles, e que seria fácil de se evitar
Por Bruce William
Postado em 26 de julho de 2025
Poucos grupos tiveram uma trajetória tão intensa e concentrada quanto os Beatles. Em apenas uma década, os quatro rapazes de Liverpool gravaram 12 álbuns, lançaram 22 singles, fizeram mais de 1.300 shows e participaram de cinco filmes, enquanto atravessavam polêmicas, mudanças culturais, drogas e perdas pessoais. Quando anunciaram a separação, em 1970, nenhum deles havia ainda completado 30 anos.
Beatles - Mais Novidades
Apesar da admiração mútua, os Rolling Stones nunca perderam a oportunidade de dar uma cutucada os Beatles, especialmente pela decisão de abandonar os palcos em 1966. Keith Richards já disse que, ao parar de se apresentar ao vivo, a banda perdeu o contato com sua essência. Mas foi Mick Jagger quem resumiu, de forma ainda mais direta, o que teria impedido a dissolução: "malas de viagem, não casas de campo".
A frase foi dita por Jagger à revista New Musical Express ainda em 1970, e resgatada pela Far Out. Para ele, músicos devem viver em movimento, tocando para o público, em vez de se isolarem no conforto de mansões. "Acho que, se eles tivessem continuado na estrada, talvez ainda estivessem juntos", disse. Embora reconheça que John e Paul já não viam isso como possível, ele acredita que Paul, ao menos, teria conseguido.
"O Paul poderia fazer isso. Dizer: 'Esse é meu show solo, vou cantar minhas músicas com um violão'. E as pessoas iriam ouvir. Não haveria mais garotas gritando ou atirando coisas na banda. Isso não existe mais. Mas acho que eles acreditam que ainda existe. Só que você precisa ir até as pessoas", completou.
Enquanto os Beatles buscavam paz em retiros espirituais e propriedades no interior, os Stones seguiam estrada afora, firmando a crença de Jagger de que o segredo da longevidade no rock talvez estivesse mesmo nas rodinhas da mala, e não nas cercas brancas dos subúrbios.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Falecido aos 86 anos, Peppino di Capri iniciou carreira no rock e abriu shows dos Beatles
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
A única banda dos anos 60 que chegou ao topo antes, durante e depois dos Beatles
O grande segredo da produtividade dos Beatles, segundo o filho de John Lennon
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
O ícone country que levou Paul McCartney a formar o Wings após o fim dos Beatles
A canção de 1977 que Paul McCartney gostaria de ter escrito; "bela música"
O maior cantor de rock na opinião de Paul McCartney e Bruce Springsteen
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
"Hi Regis, I'm Paul!": o dia em que Paul McCartney ligou para Regis Tadeu


