Mick Jagger fala sobre o erro que levou ao fim dos Beatles, e que seria fácil de se evitar
Por Bruce William
Postado em 26 de julho de 2025
Poucos grupos tiveram uma trajetória tão intensa e concentrada quanto os Beatles. Em apenas uma década, os quatro rapazes de Liverpool gravaram 12 álbuns, lançaram 22 singles, fizeram mais de 1.300 shows e participaram de cinco filmes, enquanto atravessavam polêmicas, mudanças culturais, drogas e perdas pessoais. Quando anunciaram a separação, em 1970, nenhum deles havia ainda completado 30 anos.
Beatles - Mais Novidades
Apesar da admiração mútua, os Rolling Stones nunca perderam a oportunidade de dar uma cutucada os Beatles, especialmente pela decisão de abandonar os palcos em 1966. Keith Richards já disse que, ao parar de se apresentar ao vivo, a banda perdeu o contato com sua essência. Mas foi Mick Jagger quem resumiu, de forma ainda mais direta, o que teria impedido a dissolução: "malas de viagem, não casas de campo".
A frase foi dita por Jagger à revista New Musical Express ainda em 1970, e resgatada pela Far Out. Para ele, músicos devem viver em movimento, tocando para o público, em vez de se isolarem no conforto de mansões. "Acho que, se eles tivessem continuado na estrada, talvez ainda estivessem juntos", disse. Embora reconheça que John e Paul já não viam isso como possível, ele acredita que Paul, ao menos, teria conseguido.
"O Paul poderia fazer isso. Dizer: 'Esse é meu show solo, vou cantar minhas músicas com um violão'. E as pessoas iriam ouvir. Não haveria mais garotas gritando ou atirando coisas na banda. Isso não existe mais. Mas acho que eles acreditam que ainda existe. Só que você precisa ir até as pessoas", completou.
Enquanto os Beatles buscavam paz em retiros espirituais e propriedades no interior, os Stones seguiam estrada afora, firmando a crença de Jagger de que o segredo da longevidade no rock talvez estivesse mesmo nas rodinhas da mala, e não nas cercas brancas dos subúrbios.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato

A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
Projeto promete transformar o centro de Liverpool em espaço temático dos Beatles
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"


