The Rolling Stones: Presente de Natal antecipado para os fãs
Resenha - Blue & Lonesome - Rolling Stones
Por Jorge A.
Postado em 20 de dezembro de 2016
Sem lançar nenhum material de estúdio desde 2005, com o álbum "Bigger Bang", os Stones colocaram no mercado ao final deste ano um presente de natal antecipado para os fãs da banda e, principalmente, para os amantes de blues. "Blue & Lonesome" trás doze faixas extremamente bem trabalhadas de clássicos do blues, mixada em um tom rústico, como se um constante e charmoso ruído acompanhasse cada nota, remetendo o ouvinte aos ambientes abafados e tomados por nuvens de fumaça de cigarro nos quais essas músicas eram cantadas na primeira metade do século passado.
Rolling Stones - Mais Novidades
O álbum é aberto com "Just Your Fool", uma canção de Little Walter que é absurdamente bem interpretada por Micky Jagger. Sua voz, já envelhecida, não podia combinar mais com o corpo da música, sem falar da gaita, cujo som parece deslizar sobre o diálogo das guitarras de Keith Richards e Ronnie Wood. Talvez pelo fato da música pertencer ao Chicago Blues, uma vertente do estilo cujo ritmo e estrutura já é muito parecida com o rock, a interpretação de "Just Your Fool" pelos Stones é muito semelhante com a original de Little Walter, modificada apenas pela cadência urbana inerente à Jagger e companhia.
Seguindo "Just Your Fool" tem-se "Commit a Crime", um blues com um arranjo mais tradicional de Howlin' Wolf, e a música homônima ao álbum (quase homônima, na verdade) "Blue And Lonesome", no qual as guitarras atingem o protagonismo, acompanhadas pela sempre presente gaita de Jagger. Já em "All of Your Love", Keith e Ronnie são obrigados a liberar o centro do palco para o vocalista da banda. Nessa faixa a voz de Jagger atinge o seu volume máximo e uma rouquidão perfeita, preenchendo de maneira poderosa todo o espaço da canção. Nem parecia um senhor de setenta e três anos cantando.
A partir de "All of Your Love", o álbum mantém o nível com "I Gotta Go", "Everbody Knows About My Good Thing" (que conta com a participação de Eric Clapton na guitarra) e "Ride 'Em On Down", tendo uma leve queda no descompromissado e monotônico "Hate To See You Go", todavia imediatamente recompensado pela cadenciada "Hoo Doo Blues", que trás em sua composição toda a sensualidade que faz parte da alma do estilo. Deste conjunto, vale destacar o arranjo e, especialmente, a bateria em "I Gotta Go" e a maravilhosa combinação Richard – Clapton em "Everbody Knows About My Good Thing", sendo "Ride 'Em On Down" a única faixa a receber um clipe ao longo produção do álbum.
O final do disco inicia-se com "Little Rain", que carrega em sua letra e tom dramático a alma do blues antigo, mais próximo da tradição negra americana que o esculpiu, sendo seguida por "Just Like I Treat You" e "I Can't Quit You Baby" (que também conta com a participação de Eric Clapton). A primeira dessas, ao contrário de "Little Rain", já possui maior proximidade com o rock, com um ritmo mais rápido e pontuada pelos riffs cortantes de Keith e Ronnie, além da gaita de Mick Jagger que dá sustento à toda composição. Já em "I Can't Quit You Baby" a dupla Jagger e Keith mostram o porque eles ainda são o casamento perfeito do rock. Nessa faixa, decididamente ambos atingem o seu auge no disco, honrando o clássico de Willie Dixons e tornando-o a despedida perfeita para esse pacote de nostalgia e boa música com o qual os Stones nos presentearam a menos de um mês do natal.
"Blue & Lonesome" além de um tributo aos mestres do blues é um trabalho de investigação das raízes e impulsos que não apenas criaram uma das bandas mais icônicas do rock como a mantiveram no trilho do sucesso ao longo de mais de cinquenta anos, sem nunca perder sua essência e originalidade. O álbum foi lançado em 2 de Dezembro de 2016, gravado pela "Rolling Stones Records" e chegando a marca de 106 mil cópias vendidas em sua primeira semana no mercado.
Outras resenhas de Blue & Lonesome - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Angus Young revela qual é a música do AC/DC que mais o lembra de Malcolm Young
A música do Sepultura inspirada no Raimundos
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista

É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
A canção que fez os Rolling Stones perceberem que aquele cara era o guitarrista certo
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



