O rockstar que Elton John idolatrava, mas com quem acabou batendo boca
Por Bruce William
Postado em 26 de julho de 2025
No início dos anos 70, Elton John já tinha deixado para trás os tempos difíceis e começava a colher os frutos do sucesso. Mas, mesmo com o público se encantando por suas baladas ao piano, ele fazia questão de repetir que seu coração estava no rock. "Fui criado ouvindo rock and roll. Sempre fui fissurado nisso. É meu tipo de música favorito", disse em uma ocasião, em afirmação publicada na Far Out.
Elton John - Mais Novidades
E entre todos os nomes que moldaram seu gosto musical, havia um que se destacava: os Rolling Stones. A devoção era explícita. Em uma entrevista de 1972, enquanto os Stones ainda enfrentavam o desgaste na imprensa após o desastre de Altamont, Elton ficou ao lado deles: "Os Rolling Stones são meus ídolos - e ponto final." Era uma declaração que carregava uma pitada de desafio, já que, naquele momento, a banda estava sendo criticada por supostamente representar o lado sombrio da contracultura. Mas para Elton, que buscava incorporar mais energia em seus shows, era exatamente esse espírito livre e perigoso que o atraía.
Com o tempo, no entanto, o respeito virou ressentimento. Não se sabe exatamente quando a relação azedou, mas o primeiro golpe veio de Keith Richards. O guitarrista o atacou com ofensas pessoais e insinuações maldosas sobre sua imagem e estilo como se Elton fosse "um símbolo da cafonice" ou "um velhote afetado" e zombou de suas letras, dizendo que ele só escrevia "sobre loiras mortas".
E, claro, a resposta não demorou. Elton disse que seria "horrível" ser como Keith Richards. "Ele é patético. Parece um macaco com artrite tentando parecer jovem no palco." E emendou: "Tenho muito respeito pelos Stones, mas teriam sido melhores se tivessem chutado o Keith há 15 anos." A situação se agravou ainda mais quando Richards minimizou a carreira de Elton, dizendo que tudo ali era "puro showbiz", no sentido de algo feito somente com fins de entretenimento. A tréplica veio com sarcasmo: "Por favor, se os Rolling Stones não são showbiz, então o que são? Com aquelas mulheres gigantes infláveis e tudo mais".
No fim das contas, é curioso ver como uma admiração tão genuína se perdeu no meio do caminho. Elton John sempre buscou trazer o espírito do rock para sua própria identidade artística e, ao menos por algum tempo, os Stones foram sua referência máxima. Mas bastou um punhado de declarações atravessadas para que os papéis se invertessem: o ídolo virou alvo, e o fã passou a atacar com a mesma intensidade que um dia usou para elogiar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"

O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
A lenda do rock que George Harrison só gosta de uma música: "Tudo soa igual"
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
O "melhor álbum já gravado", segundo Elton John, é de um outro pianista


