As 5 músicas que Nando Reis gostaria de ter escrito (e por quê)
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de agosto de 2025
Com uma carreira sólida e dezenas de composições consagradas, Nando Reis também tem seus ídolos e canções que o marcaram profundamente. Em vídeo recente no seu canal no YouTube, o cantor e compositor revelou cinco músicas que gostaria de ter escrito — faixas que, segundo ele, ajudaram a moldar sua formação como artista e como pessoa.
A lista, recheada de clássicos da música brasileira dos anos 1970, é um verdadeiro tributo à inspiração e à genialidade de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Chico Buarque e João Gilberto. "São músicas tão belas que eu me julgo... ainda bem que não fui eu que as fiz. Não sou eu", comentou com humildade.
A primeira da lista é "Expresso 2222", de Gilberto Gil. Segundo Nando, a canção resume a genialidade do baiano. "Ela já começa com um violão magnífico, e a melodia vem antes de tudo, te arrebata. A letra é magnífica. É o suprassumo", declarou, colocando Gil no seu "panteão pessoal" ao lado de Caetano.
Em seguida, Nando cita "Da Maior Importância", composta por Caetano Veloso e eternizada por Gal Costa no disco "Índia" (1973). "Desde a primeira vez que ouvi, me desconcertou de tão magnífica", disse. Ele destacou a harmonia "louca, bela e simples" e a estrutura nada convencional, mas que ainda assim cumpre todos os requisitos de uma grande canção.
A terceira escolha é o clássico "Detalhes", de Roberto e Erasmo Carlos. Nando foi direto ao ponto: "Tudo o que eu admiro está ali: clareza, poesia, atemporalidade, sinceridade. É canalha e sincera ao mesmo tempo. Uma canção definitiva".
A quarta faixa da lista é "Beatriz", de Chico Buarque e Edu Lobo, interpretada por Milton Nascimento no projeto O Grande Circo Místico. "A melodia vai subindo aos céus, é tudo sublime", comentou. A escolha reflete o gosto de Nando por melodias ascendentes e emocionalmente envolventes.
Por fim, ele encerra com "Undiú", de João Gilberto, lançada em 1973 no chamado "álbum branco" do artista. Uma canção com uma única palavra, mas repleta de significado musical. "João escreveu pouquíssimas músicas, mas essa o imortaliza", afirmou.
Essas canções, segundo Nando, são como "bombons preciosos" embalados em uma caixinha especial. Ele brinca que, se alguém não gostar de chocolate ou de música, talvez tenha descoberto algo ainda melhor — e pede que lhe ensinem a viver nesse mundo novo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"


A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Qual é e como descobrir o sentido da nossa vida, segundo Nando Reis
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O megahit de Lulu Santos que Nando Reis gostaria de ter escrito: "Tenho vontade de chorar"
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
A homenagem de Nando Reis e Sérgio Britto a Marvin Gaye que ficou imortalizada em hit dos Titãs


