Imagery: Os 10 álbuns que marcaram Joceir Bertoni
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 02 de fevereiro de 2013
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Joceir Bertoni, vocalista e guitarrista da banda progressiva IMAGERY, listou os 10 discos que marcaram não só sua carreira como músico, mas também como fã de rock/metal. Confira!
10º - Raimundos – "Raimundos"
Eu tinha um primo que tocava bateria e foi ele quem me mostrou esse disco quando eu tinha 10 anos de idade. Quando ouvi "Puteiro em João Pessoa" fiquei alucinado, pedi pro meu primo gravar uma fita e ficava ouvindo o dia inteiro. Meu pai ficava doido comigo, eu vendo TV do lado dele, cantando "Puteiro em João Pessoa" com dez anos de idade (rs). Ele sumia com a fita, e eu dava um jeito de gravar outra, e assim foi por um bom tempo...
9º - Angra – "Angels Cry"
Esse CD chegou até mim pelo Ricardo (baixista do Imagery), e temos uma história muito interessante com ele. Nessa época, eu e o Ricardo estávamos no segundo colegial e estudávamos na mesma sala. Ao invés de estudarmos, nós levávamos o ‘discman’ para sala e ficávamos ouvindo esse disco, cantando e imitando os caras dentro da sala de aula. Resultado: fui transferido de turma por causa do Angra.
8º - Transatlantic – "SMPTe"
Esse projeto é fantástico. Composto por músicos que dispensam comentários. É uma grande influência para mim. Fiquei encantado com esse disco a primeira vez que ouvi e com certeza ele me trouxe muitas idéias para desenvolver meu trabalho. Pra quem gosta do bom Progressivo, uma boa pedida.
7º - Pink Floyd – "The Wall"
Esse álbum me lembra uma fase fantástica de minha vida. Eu e o Ricardo (Imagery) frequentávamos a casa de um amigo (Guilherme) cuja mãe era apaixonada por esse disco. Ela era uma pessoa fantástica! Quase todo dia íamos à casa dele, ela comprava algumas cervejas e ficávamos conversando e ouvindo esse disco. Essa foi à época que aprendemos a admirar o Rock Progressivo, éramos novos e estávamos na fase da música pesada. Na casa dela, éramos absorvidos por essa música cósmica.
6º - Pantera – "Official Live"
Também pelas mãos do Ricardo (Imagery) conheci esse disco. Fiquei apaixonado pelas guitarras do Dimebag Darrell e sou admirador até hoje. Em minha opinião, o Pantera é uma das melhores bandas de música agressiva, com arranjos extraordinários, solos fantásticos e técnicos, acompanhado com um excelente vocal.
5º - Iron Maiden – "Seventh Son Of A Seventh Son"
Ouvindo esse disco fui absorvido pela Iron Mania! Iron Maiden é uma banda que dispensa comentários. Esses caras são um exemplo pra todas as bandas que querem ter uma carreira sólida, profissional, com visual surpreendente, com desempenho surpreendente. Banda, palco, show, repertório, história, carreira, músicas, é tudo SENSACIONAL. Iron Maiden é Iron Maiden!
4º - Metallica – "Kill ´em All"
Meu primeiro encontro com a música rápida e agressiva. Ouvia esse disco e ficava acelerado com as batidas. A velocidade e agressividade me davam adrenalina. Na época, o solo de "Seek and Destroy" era pra mim o melhor de todos os tempos!
3º - Megadeth – "Youthanasia"
Dave Mustaine é uma grande influencia para mim. Quando esse álbum chegou em minhas mãos, pude observar que estava diante de uma banda fantástica. Dave Mustaine canta e toca sua guitarra com riffs impressionantes e com um guitarrista solo (Marty Friedman) que dispensa comentários. Comprei uma fita K-7 deles no Phillips Monsters of Rock de 1995 aqui no Brasil e durante uma parte da minha vida ouvia esse K-7 todos os dias antes de dormir. Em minha opinião, a melhor banda do estilo, sem sombra de dúvidas.
2º - Dream Theater – "Images and Words"
Esse foi o álbum que abriu minha mente sobre criação musical. Nunca tinha ouvido músicas tão complexas melodicamente e harmonicamente. Ouvindo esse disco, tive certeza de qual estilo de música iria trabalhar.
1º - The Beatles – "White Album"
Sem sombra de dúvidas, os Beatles foram e vão continuar sendo uma das maiores bandas que já existiram no planeta Terra. Com três compositores de primeira linha, Lennon, Mccartney e Harrison, e a maneira única de se tocar bateria de Ringo Star, o quarteto surpreende em todas as suas composições, tanto em arranjos instrumentais como vocais. Músicas de diferentes estilos e pegadas. Conheci um pouco mais de Beatles com o Paulo Casarin (que tocou com o Pepeu Gomes e Engenheiros do Avaí) em Erexim/RS. Ele, pai de um amigo que tocava comigo na época, Daniel Casarin (G.A.F e Revoult), me fez um CD contendo boa parte da discografia do quarteto. E a partir dali, virei mais um fã. O "White Album" é meu favorito.
Mais Informações:
www.imageryprog.com.br
www.facebook.com/imageryprog
www.youtube.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog
www.myspace.com/imageryprog
Álbuns que Marcaram
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps