Em 19/03/2010 | Resenha - Dream Theater (Credicard Hall, São Paulo, 19/03/10)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Dream Theater (Credicard Hall, São Paulo, 19/03/10)


  | Comentários:

Quem presenciou o show do Dream Theater, em 2008, na turnê “Chaos In Motion”, apresentada em São Paulo, no estacionamento do Credicard Hall, se decepcionou com o palco singelo da noite de ontem, 19, na mesma casa de show. Enquanto a turnê do disco “Systematic Chaos” (2007) trazia elementos temáticos do álbum como semáforos, formigas gigantes e vários telões, o show de ontem trouxe ao palco apenas um telão de fundo e um pano representando as “nuvens negras” do novo álbum, “Black Clouds & Silver Linings” (2009).

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O palco pode ter decepcionado, mas o Dream Theater continua sendo a banda de heavy metal progressivo mais representativa da atualidade. A prova disso começou às 22h30 de ontem, na introdução do show com “A Nightmare To Remember” e na seqüência com a arrebatadora “A Rite Of Passage”, single do novo disco. O grupo surgiu no palco atrás de uma cortina preta onde apenas as silhuetas dos músicos eram identificáveis.

“A Nightmare To Remember” tem 16 minutos e é a primeira faixa do novo álbum que foi top 10 da Billboard, “Black Clouds & Silver Linings”. A música foi selecionada pelo grupo para abrir os shows da nova turnê. Ela permeia todas as sonoridades já apresentadas pelo Dream Theater: ora é pesada, ora é calma e Mike Portnoy (baterista) canta um trecho com voz gutural.

Após o solo habilidoso e dinâmico de John Petrucci, guitarrista que já foi convidado seis vezes para compor a turnê do G3, criada pelos guitarristas Joe Satriani e Steve Vai, entra em seguida a calibrada “Hollow Years”, sétimo single do grupo. Na seqüência, Jordan Rudess aparece sozinho no palco para impressionar o público. Um cartaz escrito “Go Wiz!”, levantado insistentemente por um fã no camarote, prestava uma homenagem ao grande “mago” (“wizard” em inglês) dos teclados.

Com a letra na ponta da língua dos quase 7 mil fãs que lotaram a casa, a explosiva “Prophets Of War” entra para instigar o público. A canção traz referências sonoras do Muse, grupo britânico de rock alternativo que é influência declarada do vocalista James Labrie.

Com 5 minutos, “Wither”, a menor música do novo disco, entra no repertório para, em seguida, emendar o que poderia ser o famoso “instrumedley” do grupo, mas é a “Dance Of Eternity” que é tocada até o fim com Mike Portnoy fazendo careta para as câmeras e enfiando a baqueta no nariz.

A surpresa da noite ficou por conta da canção “One Last Time”, faixa raramente tocada nas turnês do grupo. “The Spirit Carries On” é a próxima do set, com Portnoy acendendo um isqueiro e levantando para o público. Com “Dance Of Eternity”, “One Last Time” e “The Spirit Carries On”, o Dream Theater apresentou, consecutivamente, as faixas 9,10 e 11 do fabuloso disco “Metropolis, Pt. 2: Scenes From a Memory” (1999).

O trabalho mais conhecido do Dream Theater não ficou de fora. “Pull Me Under”, que alcançou o 10º lugar na parada de rock da Billboard, foi emendada com a música “Metropolis” e ensandeceu o público levando até alguns fãs ao choro.

James Labrie (vocal), John Myung (baixo), Jordan Rudess (teclado), John Petrucci (guitarra) e Mike Portnoy (bateria) se espalharam pelo palco para o “duelo” de instrumentos. Cada um improvisou com muita técnica, à sua maneira, em cima da temática de “Metropolis”.

“The Count Of Tuscany” encerra a noite perfeita com o baterista Mike Portnoy, que já recebeu 23 prêmios da revista “Modern Drummer”, vestindo a camiseta da seleção brasileira e aplaudindo insistentemente a presença do público. “É incrível estar aqui de novo com vocês. Nós nos divertimos muito essa noite”, berra Labrie e Petrucci arremessa um aviãozinho de papel contendo o set list. “Black Clouds & Silver Linings” é o terceiro álbum consecutivo que o Dream Theater divulga no país. O Brasil já é rota obrigatória das turnês do grupo.

Confira o set list:

“A Nightmare To Remember” (Black Clouds & Silver Linings / 2009)
“A Rite Of Passage” (Black Clouds & Silver Linings / 2009)
John Petrucci – Solo Guitarra
“Hollow Years” (Falling Into Infinity / 1997)
Jordan Rudess – Solo Teclado
“Prophets Of War” (Systematic Chaos / 2007)
“Wither” (Black Clouds & Silver Linings / 2009)
“Dance Of Eternity (Metropolis, Pt. 2: Scenes From a Memory / 1999)
“One Last Time” (Metropolis, Pt. 2: Scenes From a Memory / 1999)
“The Spirit Carries On” (Metropolis, Pt. 2: Scenes From a Memory / 1999)
“Pull Me Under” (Images and Words / 1992) emendaram com “Metropolis”
Duelos (Improvisam em cima do tema da música “Metropolis”)
“Metropolis” (Images and Words / 1992)

Bis
“The Count Of Tuscany” (Black Clouds & Silver Linings / 2009)

Colaboração especial: Sérgio Fernandes (baterista / Carapuça)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Dream Theater (Credicard Hall, São Paulo, 19/03/10)

Dream Theater no Brasil: rotina, mas ainda com magia
Dream Theater: um dos melhores shows que veremos em 2010


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Dream Theater"

Rock Brigade: John Petrucci na capa da edição 273
Dream Theater: clipe para "Enigma Machine" com o Ballet Deviare
Dream Theater: John Myung na capa da nova edição da Bass Player
Dream Theater: James Labrie ansioso para turnê americana
Mike Portnoy: cruzeiro foi uma das suas maiores experiências
Dream Theater: Photo Book da turnê para combater o câncer
Transatlantic: Minha épica viagem de dirigível em São Paulo
Transatlantic: TV Diário divulga trechos do show em SP
Transatlantic: Galeria de imagens do show em São Paulo
Transatlantic: Um show para toda a família em São Paulo
Dream Theater: Banda escorrega em suas virtudes e se repete
Dream Theater: as canções mais subestimadas da banda
Dream Theater: assista ao video clipe de "The Looking Glass"
Mike Portnoy: o top 25 de bateristas da Modern Drummer
Dream Theater: trailer da Along For The Ride 2014 Tour

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Adriana Farias

Nascida em São Paulo, Adriana Farias é jornalista pela PUC-SP e autora do livro-reportagem ¨London Calling - histórias de brasileiros em Londres¨. A jornalista já foi produtora na RedeTV! e repórter da emissora PlayTV na área cultural, locais em que coleciona entrevistas importantes com grandes nomes do heavy/rock nacional e internacional, como Joey DeMaio (Manowar), David Bryan (Bon Jovi), Crashdïet, Kings of Leon, The Dickies, Kid Vinil, Angra, Sepultura entre outros. Com apenas 16 anos a autora deu início a sua colaboração ao Whiplash!, entre suas reportagens mais importantes constam os textos analisando a grande imprensa no quesito heavy/rock e a cobertura de mega shows no Brasil e na Europa. Atualmente, a jornalista tem uma dupla jornada como editora de texto na TV Cultura e repórter na Folha de S.Paulo. Entre em contato com a jornalista no blog meonthestreet.

Mais matérias de Adriana Farias no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas