O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de janeiro de 2025
Um dos grandes nomes da história do Rock brasileiro, o grupo Titãs possui um rico catálogo musical, composto por obras que se tornaram hits atemporais. É o caso da emocionante "Marvin", faixa do debut autointitulado da banda, lançado em 1984. Quatro anos depois, uma versão ao vivo da música foi divulgada como single.
A letra de "Marvin" narra a história de um rapaz que leva uma vida sofrida. O protagonista da canção passa a trabalhar duro para sustentar a família após a morte de seu pai.
"Marvin" não é uma composição original dos Titãs. A música é uma releitura de "Patches", obra assinada por General Johnson e Ron Dunbar, gravada em 1970 por Clarence Carter.
Nando Reis, ex-baixista/vocalista dos Titãs, contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube de onde veio a ideia de gravar "Marvin". O cantor contou qual foi a sua fonte de inspiração.
"Muita gente acha que é uma composição minha e do Sérgio Britto. Não é, é uma versão. Como eu a conheci? Eu gosto muito de Reggae, imagino que muitos de vocês saibam disso (...). Foi na [Rua] Teodoro Sampaio, onde havia uma loja de discos que eu frequentava, que eu encontrei esse disco aqui: King Sounds & The Israelites [Nota: o álbum se chama ‘Forward’]. Olha só como a vida é uma sucessão de sorte e de acaso. Eu ouvi essa música aqui, ‘Patches’. Essa não é a versão original. A versão original, não me lembro quem a gravou, mas é dos anos 60, creio eu."
Na sequência, Nando fez uma revelação interessante. Segundo o artista, o encarte do álbum acima citado foi fundamental para a criação de "Marvin".
"Por sorte, o disco tinha o encarte com as letras. E justamente, ouvindo essa música linda e tendo a letra… talvez, se [o disco] não tivesse encarte, talvez eu nunca tivesse feito a versão. Isso eu nunca vou saber, mas eu chego a pensar nisso. E levei [o disco] pro Britto, fizemos eu e Sérgio Britto na casa dele (...). Fizemos essa versão, que é uma excelente versão, pois ela é muito fiel à letra. Muitas vezes, há versões livres que simplesmente aproveitam a melodia e criam uma letra com outro sentido, completamente diferente. Essa, não."
No mesmo vídeo, Nando explicou por qual razão escolheu o nome "Marvin". Ele também mencionou que os Titãs lançaram duas versões da canção.
"A única diferença é que nós demos ao nome do personagem Patches, mudamos para Marvin. E Marvin porque justamente o Marvin Gaye, grande cantor, grande artista, havia morrido naquele momento. E nós dois [Nando e Sérgio], fãs de Marvin, adotamos. Para homenageá-lo, usamos o nome de Marvin.
Essa é uma das músicas que foi gravada no primeiro disco, passou meio despercebida, ali no meio [tem] um arranjo de metais, com o pessoal que tocava no Sossega Leão, a banda de Salsa que eu cantava. Mas a música estourou mesmo quando gravamos o ‘Go Back’. Aí foi um estouro absurdo. Eu creio que seja uma versão extraordinária minha e de Sérgio Britto."
A versão de "Marvin" que inspirou Nando Reis encontra-se disponível no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps