O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de janeiro de 2025
Um dos grandes nomes da história do Rock brasileiro, o grupo Titãs possui um rico catálogo musical, composto por obras que se tornaram hits atemporais. É o caso da emocionante "Marvin", faixa do debut autointitulado da banda, lançado em 1984. Quatro anos depois, uma versão ao vivo da música foi divulgada como single.
A letra de "Marvin" narra a história de um rapaz que leva uma vida sofrida. O protagonista da canção passa a trabalhar duro para sustentar a família após a morte de seu pai.
"Marvin" não é uma composição original dos Titãs. A música é uma releitura de "Patches", obra assinada por General Johnson e Ron Dunbar, gravada em 1970 por Clarence Carter.
Nando Reis, ex-baixista/vocalista dos Titãs, contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube de onde veio a ideia de gravar "Marvin". O cantor contou qual foi a sua fonte de inspiração.

"Muita gente acha que é uma composição minha e do Sérgio Britto. Não é, é uma versão. Como eu a conheci? Eu gosto muito de Reggae, imagino que muitos de vocês saibam disso (...). Foi na [Rua] Teodoro Sampaio, onde havia uma loja de discos que eu frequentava, que eu encontrei esse disco aqui: King Sounds & The Israelites [Nota: o álbum se chama ‘Forward’]. Olha só como a vida é uma sucessão de sorte e de acaso. Eu ouvi essa música aqui, ‘Patches’. Essa não é a versão original. A versão original, não me lembro quem a gravou, mas é dos anos 60, creio eu."
Na sequência, Nando fez uma revelação interessante. Segundo o artista, o encarte do álbum acima citado foi fundamental para a criação de "Marvin".
"Por sorte, o disco tinha o encarte com as letras. E justamente, ouvindo essa música linda e tendo a letra… talvez, se [o disco] não tivesse encarte, talvez eu nunca tivesse feito a versão. Isso eu nunca vou saber, mas eu chego a pensar nisso. E levei [o disco] pro Britto, fizemos eu e Sérgio Britto na casa dele (...). Fizemos essa versão, que é uma excelente versão, pois ela é muito fiel à letra. Muitas vezes, há versões livres que simplesmente aproveitam a melodia e criam uma letra com outro sentido, completamente diferente. Essa, não."
No mesmo vídeo, Nando explicou por qual razão escolheu o nome "Marvin". Ele também mencionou que os Titãs lançaram duas versões da canção.
"A única diferença é que nós demos ao nome do personagem Patches, mudamos para Marvin. E Marvin porque justamente o Marvin Gaye, grande cantor, grande artista, havia morrido naquele momento. E nós dois [Nando e Sérgio], fãs de Marvin, adotamos. Para homenageá-lo, usamos o nome de Marvin.
Essa é uma das músicas que foi gravada no primeiro disco, passou meio despercebida, ali no meio [tem] um arranjo de metais, com o pessoal que tocava no Sossega Leão, a banda de Salsa que eu cantava. Mas a música estourou mesmo quando gravamos o ‘Go Back’. Aí foi um estouro absurdo. Eu creio que seja uma versão extraordinária minha e de Sérgio Britto."
A versão de "Marvin" que inspirou Nando Reis encontra-se disponível no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais



O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os diferentes motivos que levaram membros dos Titãs a abandonar mundo das drogas
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros


