O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de janeiro de 2025
Um dos grandes nomes da história do Rock brasileiro, o grupo Titãs possui um rico catálogo musical, composto por obras que se tornaram hits atemporais. É o caso da emocionante "Marvin", faixa do debut autointitulado da banda, lançado em 1984. Quatro anos depois, uma versão ao vivo da música foi divulgada como single.
A letra de "Marvin" narra a história de um rapaz que leva uma vida sofrida. O protagonista da canção passa a trabalhar duro para sustentar a família após a morte de seu pai.
"Marvin" não é uma composição original dos Titãs. A música é uma releitura de "Patches", obra assinada por General Johnson e Ron Dunbar, gravada em 1970 por Clarence Carter.
Nando Reis, ex-baixista/vocalista dos Titãs, contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube de onde veio a ideia de gravar "Marvin". O cantor contou qual foi a sua fonte de inspiração.

"Muita gente acha que é uma composição minha e do Sérgio Britto. Não é, é uma versão. Como eu a conheci? Eu gosto muito de Reggae, imagino que muitos de vocês saibam disso (...). Foi na [Rua] Teodoro Sampaio, onde havia uma loja de discos que eu frequentava, que eu encontrei esse disco aqui: King Sounds & The Israelites [Nota: o álbum se chama ‘Forward’]. Olha só como a vida é uma sucessão de sorte e de acaso. Eu ouvi essa música aqui, ‘Patches’. Essa não é a versão original. A versão original, não me lembro quem a gravou, mas é dos anos 60, creio eu."
Na sequência, Nando fez uma revelação interessante. Segundo o artista, o encarte do álbum acima citado foi fundamental para a criação de "Marvin".
"Por sorte, o disco tinha o encarte com as letras. E justamente, ouvindo essa música linda e tendo a letra… talvez, se [o disco] não tivesse encarte, talvez eu nunca tivesse feito a versão. Isso eu nunca vou saber, mas eu chego a pensar nisso. E levei [o disco] pro Britto, fizemos eu e Sérgio Britto na casa dele (...). Fizemos essa versão, que é uma excelente versão, pois ela é muito fiel à letra. Muitas vezes, há versões livres que simplesmente aproveitam a melodia e criam uma letra com outro sentido, completamente diferente. Essa, não."
No mesmo vídeo, Nando explicou por qual razão escolheu o nome "Marvin". Ele também mencionou que os Titãs lançaram duas versões da canção.
"A única diferença é que nós demos ao nome do personagem Patches, mudamos para Marvin. E Marvin porque justamente o Marvin Gaye, grande cantor, grande artista, havia morrido naquele momento. E nós dois [Nando e Sérgio], fãs de Marvin, adotamos. Para homenageá-lo, usamos o nome de Marvin.
Essa é uma das músicas que foi gravada no primeiro disco, passou meio despercebida, ali no meio [tem] um arranjo de metais, com o pessoal que tocava no Sossega Leão, a banda de Salsa que eu cantava. Mas a música estourou mesmo quando gravamos o ‘Go Back’. Aí foi um estouro absurdo. Eu creio que seja uma versão extraordinária minha e de Sérgio Britto."
A versão de "Marvin" que inspirou Nando Reis encontra-se disponível no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"

O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro


