O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de janeiro de 2025
Lançada como parte do álbum "Band on the Run" (1973), a canção "Bluebird", de Paul McCartney, é um exemplo da fusão entre fantasia e romance idealizado. Em seu livro "As Letras", McCartney reflete sobre a composição, afirmando que ela é uma celebração do amor em sua forma mais pura e universal. "Uma coisa que eu adoro fazer é fantasiar, sonhar com o romance ideal. Porque, em geral, isso só existe nos sonhos! Não vai chegar de uma hora para outra", escreveu o ex-Beatle.
Paul McCartney - Mais Novidades
A letra de "Bluebird" fala de um anseio profundo, mas evita as complexidades da vida real. Para McCartney, o encanto da música está no elemento mágico: "As faíscas estão em todos os lugares. É como em um sonho em um pássaro azul, que dá ao conto de fadas um elemento mágico. Não chega a ser Ovídio, mas traz esse elemento."
No entanto, a produção da faixa enfrentou polêmicas. O álbum foi gravado parcialmente em Lagos, na Nigéria, e McCartney revelou que enfrentou acusações de apropriação cultural. "Fomos acusados por algumas pessoas de estarmos roubando as sonoridades da música local, que na época estava em voga graças a músicos como Fela Kuti. Eu curtia muito o som dele e me lembro de assistir a um show dele com a sua banda que me deixou com a emoção à flor da pele e os olhos rasos d’água."
Apesar do impacto emocional da música nigeriana, McCartney afirma que a decisão de gravar no país não tinha relação com o uso de influências locais. "Não estávamos gravando em Lagos para roubar nada de ninguém – na realidade, roubaram as nossas demos!", disse, referindo-se a um incidente ocorrido durante a produção. Para evitar controvérsias, o músico optou por concluir o álbum em Londres e adicionar toques de percussão posteriormente. "Por acaso me encontrei com o percussionista Remi Kabaka, com quem eu já cultivava uma amizade havia um tempo, então o convidamos para tocar algumas coisas. Claro, depois descobrimos que ele era da Nigéria."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Versão remixada de "Accident of Birth" será lançada em outubro
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra

A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A música solo de Paul McCartney que ele próprio odeia: "Não consigo nem ouvir!"
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Paul McCartney explica porque se recusa a tirar fotos com seus fãs hoje em dia
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A música dos Beatles que John Lennon achava ser uma provocação de Paul a Yoko Ono
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
"John Lennon tentou reunir os Beatles, mas eu não topei", revela Paul McCartney
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney


