O álbum do U2 que foi considerado o pior erro já cometido por eles, segundo Bono
Por André Garcia
Postado em 19 de janeiro de 2025
Com a ressaca deixada pela implosão do grunge e o surgimento da música eletrônica, a segunda metade da década de 90 foi marcada por uma profunda mudança de paradigma.
Quem pegou a época deve concordar comigo que ninguém ofendeu e revoltou tanto seus fãs quanto U2 e Metallica. Ambas as bandas já tinham conquistado uma fanbase fiel nos anos 80 e a renovado com uma nova direção no começo da década seguinte.
Só que quando o Metallica mudou o visual e o som em "Load" (1996) e o U2 dobrou a aposta na música eletrônica e no cinismo com "Pop" (1997) aí o rebranding virou sacrilégio.
U2 - Mais Novidades
No caso do U2, eles já vinham fazendo música eletrônica com "Achtung Baby" (1991) e "Zooropa" (1993), mas de forma mais vanguardista, mais elegante. Já "Pop" foi considerado gratuito e sem substância. Por muito tempo, o disco foi considerado o pior da discografia ao lado de "October" (1981) (mas em "October" pelo menos a banda ainda estava buscando seu som).
Segundo seu próprio vocalista, o álbum foi fruto de uma decisão que a banda considerou a pior que já tomou. Ou pelo menos era a pior até o dia em que resolveram revoltar a internet ao empurrar goela abaixo o fraco "Songs of Innocence" (2014) em todos os iPhones do planeta.
Em entrevista de 2005 para a Chicago Tribune, conforme publicado pela Far Out Magazine, Bono compartilhou seu descontentamento com o "Pop":
"Com o 'Pop', sempre achei que se a gente tivesse tido mais um mês, poderíamos ter finalizado ele. Só que fizemos uma tremenda burrada: deixamos o empresário marcar a turnê [antes de terminar o disco], o que ficou conhecido internamente como a pior decisão que o U2 já tomou. Acabou que tivemos que terminar o álbum antes do que gostaríamos. Você não precisa que um álbum funcione para você gostar dele, mas para eu gostar é preciso que ele funcione."
Na época o "Pop" era chamado de "o disco techno do U2", mas músicas como "Discothèque" e "Mofo" eram exceções. Aqueles poucos que de fato chegaram a ouvir o disco sabiam que ele era, na verdade, cheio de baladas: "If God Will Send His Angels", "Staring at the Sun", "If You Wear That Velvet Dress", "Please", "Wake Up Dead Man"... Saudade de quanto o pior erro do U2 era músicas desse nível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire

A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
Oasis x U2: Quem emplacou mais hits no topo das paradas de sucesso?
Álbum em tributo a Shane MacGowan será lançado em novembro
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda clássica que Bono diz ter sido o maior modelo para o U2
O disco do U2 que vocalista do Creed deixou no toca-fitas do carro por dois anos
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
Johnny Cash: 10 músicas de rock que ele regravou


