John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake e Thin Lizzy, morre aos 65 anos
Por João Renato Alves
Postado em 20 de janeiro de 2025
John Sykes, guitarrista britânico que marcou a história do rock ao lado de Whitesnake e Thin Lizzy, morreu aos 65 anos. A informação foi confirmada pela família em um comunicado oficial postado nas redes sociais. Não foram revelados maiores detalhes, exceto de que ele enfrentava um câncer.
Diz a nota: "É com grande tristeza que compartilhamos que John Sykes faleceu após uma dura batalha contra o câncer. Ele será lembrado por muitos como um homem com talento musical excepcional, mas para aqueles que não o conheciam pessoalmente, ele era um homem atencioso, gentil e carismático cuja presença iluminava o ambiente.
Ele certamente marchou no ritmo de seu próprio tambor e sempre torceu pelo azarão. Em seus últimos dias, falou de seu amor sincero e gratidão por seus fãs que permaneceram ao seu lado durante todos esses anos. Embora o impacto de sua perda seja profundo e o clima sombrio, esperamos que a luz de sua memória extinga a sombra de sua ausência."
Nascido em Reading, Inglaterra, John Sykes despontou na cena tocando com o Tygers Of Pan Tang. Gravou os álbuns "Spellbound" (1981) e "Crazy Nights" (1982), além de ter participado de duas faixas em "The Cage" (1983). A seguir, foi recrutado pelo Thin Lizzy, gravando o disco "Thunder And Lightning" (1983) e realizando a turnê de despedida da banda. Participou da primeira fase das reuniões do grupo na virada do século.
Em seguida foi contratado por David Coverdale e se juntou ao Whitesnake. A parceria rendeu o momento de maior sucesso comercial na história da banda e muitas brigas. Deixou sua marca registrada em "Slide It In" (1984) e "Whitesnake" (1987), trabalhos mais vendidos do conjunto. Esteve na primeira edição do Rock in Rio, tendo sido considerado o muso do evento pela mídia.
Prosseguindo a carreira, formou o Blue Murder, supergrupo que contava com o baixista Tony Franklin e o baterista Carmine Appice em sua formação original. Nas décadas recentes, se manteve com poucas atividades profissionais. Chegou a ser anunciado no embrião do que se tornaria o The Winery Dogs, mas não ficou no grupo. Chegou a ensaiar algumas atividades solo nos últimos anos, mas nada se concretizou.
Morte de John Sykes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
O disco "perfeito" que é o melhor do Morbid Angel, segundo a Metal Hammer
A música do Rush que Geddy Lee disse ter sido a gravação mais difícil da carreira
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano

David Coverdale faz postagem curta sobre morte de John Sykes
Nomes do Rock e do Metal homenageiam o guitarrista John Sykes
Mike Portnoy relembra seu projeto com John Sykes, que não viu a luz do dia
Kiko Loureiro homenageia John Sykes; "Um dos meus verdadeiros heróis da guitarra"

Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Para Samuel, o que aconteceu com o Skank mostra que rock "não está no seu melhor momento"
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"


