John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake e Thin Lizzy, morre aos 65 anos
Por João Renato Alves
Postado em 20 de janeiro de 2025
John Sykes, guitarrista britânico que marcou a história do rock ao lado de Whitesnake e Thin Lizzy, morreu aos 65 anos. A informação foi confirmada pela família em um comunicado oficial postado nas redes sociais. Não foram revelados maiores detalhes, exceto de que ele enfrentava um câncer.
Diz a nota: "É com grande tristeza que compartilhamos que John Sykes faleceu após uma dura batalha contra o câncer. Ele será lembrado por muitos como um homem com talento musical excepcional, mas para aqueles que não o conheciam pessoalmente, ele era um homem atencioso, gentil e carismático cuja presença iluminava o ambiente.
Ele certamente marchou no ritmo de seu próprio tambor e sempre torceu pelo azarão. Em seus últimos dias, falou de seu amor sincero e gratidão por seus fãs que permaneceram ao seu lado durante todos esses anos. Embora o impacto de sua perda seja profundo e o clima sombrio, esperamos que a luz de sua memória extinga a sombra de sua ausência."
Nascido em Reading, Inglaterra, John Sykes despontou na cena tocando com o Tygers Of Pan Tang. Gravou os álbuns "Spellbound" (1981) e "Crazy Nights" (1982), além de ter participado de duas faixas em "The Cage" (1983). A seguir, foi recrutado pelo Thin Lizzy, gravando o disco "Thunder And Lightning" (1983) e realizando a turnê de despedida da banda. Participou da primeira fase das reuniões do grupo na virada do século.
Em seguida foi contratado por David Coverdale e se juntou ao Whitesnake. A parceria rendeu o momento de maior sucesso comercial na história da banda e muitas brigas. Deixou sua marca registrada em "Slide It In" (1984) e "Whitesnake" (1987), trabalhos mais vendidos do conjunto. Esteve na primeira edição do Rock in Rio, tendo sido considerado o muso do evento pela mídia.
Prosseguindo a carreira, formou o Blue Murder, supergrupo que contava com o baixista Tony Franklin e o baterista Carmine Appice em sua formação original. Nas décadas recentes, se manteve com poucas atividades profissionais. Chegou a ser anunciado no embrião do que se tornaria o The Winery Dogs, mas não ficou no grupo. Chegou a ensaiar algumas atividades solo nos últimos anos, mas nada se concretizou.
Morte de John Sykes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps