O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Mike Portnoy
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de janeiro de 2025
Mike Portnoy, baterista do Dream Theater, afirmou que "Close to the Edge", clássico de 1972 do Yes, é o maior álbum de rock progressivo já feito. Em entrevista ao podcast The Prog Report (via Ultimate Guitar), Portnoy exaltou o disco, destacando sua perfeição musical e importância histórica no gênero.
Dream Theater - Mais Novidades
"Este é o álbum definitivo, talvez o maior disco de prog de todos os tempos. É tudo o que o rock progressivo representa. É um álbum perfeito. Para mim, ele completa a trindade sagrada do Yes, junto com 'The Yes Album' e 'Fragile'", disse Portnoy.
O músico destacou as três faixas do disco, especialmente a épica "Close to the Edge", com 18 minutos de duração, além de "And You and I" e "Siberian Khatru". Ele também elogiou a formação que gravou o álbum: Jon Anderson (vocais), Chris Squire (baixo), Steve Howe (guitarra), Rick Wakeman (teclados) e Bill Bruford (bateria). "Essa formação só gravou dois álbuns juntos, mas este é o ápice. Se há algo que representa o prog, é esse álbum."
Além de ser fã declarado do Yes, Portnoy realizou o sonho de tocar com Jon Anderson em 2014, durante o cruzeiro Progressive Nation At Sea. A performance, ao lado de sua banda Transatlantic, incluiu uma versão de "And You and I".
"Tocar com Jon Anderson foi uma honra. Propus fazermos o álbum inteiro 'Close to the Edge', mas ele preferiu músicas mais seguras, como 'Starship Trooper' e 'Long Distance Runaround'. Um mês depois, recebi uma ligação dele dizendo que sonhou que deveríamos tocar o lado um de 'Topographic Oceans'! Foi incrível."
Portnoy descreveu o momento como mágico. "Tocar 'And You and I' com Jon, sob um céu lindamente iluminado, foi um final perfeito para o cruzeiro. É uma das músicas mais belas já escritas, e a performance foi de arrepiar."
O álbum "Close to the Edge" do Yes
Lançado em 1972, "Close to the Edge" consolidou o Yes como um dos maiores nomes do rock progressivo, alcançando sucesso comercial e crítica. O disco também introduziu um padrão na carreira do Yes: canções épicas que exploravam temas espirituais e filosóficos, muitas vezes com longas passagens instrumentais. A saída de Bill Bruford, substituído por Alan White, trouxe mudanças na formação, mas não diminuiu o impacto do álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
Fernando Ribeiro cita Bolsonaro e Trump como exemplos de afastamento de Deus
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big
As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
Especialista em ópera provoca fãs do Nightwish e coloca Tarja acima de Floor no canto lírico
O álbum que David Gilmour indica para quem quer começar a ouvir Pink Floyd
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu


A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992
O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Mike Portnoy


