Van Halen x David Lee Roth: troca de farpas nos anos oitenta

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Van Halen x David Lee Roth: troca de farpas nos anos oitenta


  | Comentários:

Imagem

A rivalidade e as provocações entre Van Halen e David Lee Roth após a saída do vocalista em 1985 foram tão intensas que até hoje correm histórias a respeito das alfinetadas indiretas através dos álbuns lançados pelos mesmos. Apesar de não conseguirmos um site ou uma revista que ateste a veracidade do que será contado, vale a pena tomar conhecimento, pois é engraçado demais para se ignorar.

Para começarmos a história, lembraremos que a saída de Dave da banda foi conturbada e se ele de uma lado alegava ter saído por sua própria vontade, do outro a banda alegava que o havia o despedido. Enquanto Dave alegava que a banda estava mudando seu direcionamento musical e ficando entediante, a banda (leia-se Eddie) se defendia dizendo que ninguém mais aguentava o egocentrismo do vocalista, que se achava o razão do sucesso da mesma.

Não entrando no mérito da questão de quem estava certo, o fato é que o primeiro disco do Van Halen sem Dave saiu em março de 1986 e levou o nome de "5150", e curiosamente, 5150 é o código da polícia americana para situações onde existe um louco a solta.

O disco trazia na arte da capa um homem carregando uma espécie de bola de aço extremamente pesada que continha o logotipo da banda. Na contra capa, o mesmo homem aparecia caído, dando a ideia de ter fracassado na tarefa de sustentar a bola, que ali já se encontrava partida, deixando à mostra o seu conteúdo, os integrantes da banda.

Possivelmente ofendido com a mensagem subliminar do novo disco da sua ex banda, que em suas entrevistas o acusavam de ser egocêntrico e se achar o responsável pelo sucesso da mesma, Dave lançou em julho seu álbum solo e batizou-o de "Eat' em smile" (Coma e sorria).

A guerra estava declarada!

Ambas as bandas entraram em turnê e disputavam a preferência do público e o espaço na mídia. Em 1988, apesar de já ter lançado um novo álbum chamado "Skyscraper", Dave Lee Roth receberia a resposta pelo seu "coma e sorria". O Van Halen em outubro lançou um novo álbum com o curioso título "OU812", reza a lenda que o código seria um trocadilho e trazia a mensagem subliminar "Oh you ate one too" (oh você comeu um também).

Uma possível resposta de Dave viria em abril de 1991 com "A little ain't enough" (um pouco não é suficiente), e meses depois o Van Halen lançaria "F.U.C.K", que à primeira vista, apesar de aparentemente formar um palavrão, é uma sigla, que significa "for unlawful carnal knowledge" (Para total e ilimitado conhecimento da carne"). Aqui aparentemente não parece ter havido nenhuma possível piada, mas vá lá saber né?

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Van Halen"

Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Van Halen: Bruce Springsteen em cover de "Jump" com Tom morello
Van Halen: Bruce Springsteen e Tom Morello fazem cover de "Jump"
Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Chickenfoot: "Gravar outro disco seria desperdiçar dinheiro"
Van Halen: surgem vídeos raros da década de 1970
Acoustic-4-a-Cure: Hetfield, Billie e Hagar em evento beneficente
Van Halen: lançando nova linha de tênis
Van Halen: falando sobre se juntar ao Kiss em antiga entrevista
Bazófia: Gene insiste que Eddie Van Halen quis entrar pro Kiss
Sammy Hagar: disponível vídeo da música "Personal Jesus"
Van Halen: a desconhecida coautoria de um Doobie Brother
Halestorm: pais "fizeram" vocalista ouvindo Van Halen
David Lee Roth: "California Girls" com Mike Love, do Beach Boys
Van Halen: as verdades e mentiras de "Live: Right Here Right Now"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Allan Jones

É carioca, tem 23 anos e ouve rock desde pequeno. Suas principais influências são dos anos 70 e 80. Fez vários trabalhos relacionados ao rock, desde programas de rádio até promoção de eventos. Além disso, é músico e também faz trabalhos relacionados ao teatro. Oficialmente trabalha para a secretaria de fazenda de uma prefeitura de um município do Rio. Atistas prediletos: Kiss, Alice Cooper, Van Halen, Todd Rundgren, Asia, Kansas, Journey e as bandas do cenário do hard oitentista.

Mais matérias de Allan Jones no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas