O maior rival local dos Beatles de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de agosto de 2025
Antes de conquistar o mundo com o fenômeno da Beatlemania, os Beatles enfrentaram uma concorrência acirrada em casa. Segundo Paul McCartney, em entrevista resgatada pela Far Out, o maior desafio da banda veio de um grupo local: Gerry and the Pacemakers. "Gerry era um amigo dos nossos primeiros dias em Liverpool. Ele e seu grupo foram nossos maiores rivais na cena local", lembrou McCartney.
Beatles - Mais Novidades

Ambas as bandas faziam parte da cena Merseybeat, nascida em Liverpool no início dos anos 1960. Foi ali que o rock britânico começou a tomar forma, com clubes disputados e bandas surgindo a cada esquina.
O que aumentava a rivalidade era o fato de que os dois grupos eram gerenciados por Brian Epstein e gravavam com o produtor George Martin. Ou seja, além de amigos e contemporâneos, Beatles e Pacemakers eram moldados pelos mesmos profissionais.
Quando Gerry morreu aos 78 anos de idade em 2021, Paul comentou no X: "Gerry era um amigo dos nossos primeiros dias em Liverpool. Ele e seu grupo eram nossos maiores rivais na cena local. Suas apresentações inesquecíveis de ‘You’ll Never Walk Alone’ e ‘Ferry Cross the Mersey’ permanecem no coração de muitas pessoas como lembranças de uma época alegre na música britânica".

Quem foi a banda Gerry & The Pacemakers?
Gerry & The Pacemakers foi uma banda britânica formada em Liverpool, em 1959, por Gerry Marsden (voz e guitarra), seu irmão Fred Marsden (bateria), Les Chadwick (baixo) e Arthur Mack (piano), substituído em 1961 por Les Maguire. Assim como os Beatles, o grupo foi empresariado por Brian Epstein e produzido por George Martin. Tornou-se um dos principais nomes da cena Merseybeat e da chamada Invasão Britânica.
A discografia inclui dois álbuns lançados no Reino Unido," How Do You Do It?" (1963) e "Ferry Cross the Mersey" (1965). Nos Estados Unidos, lançaram "Don't Let the Sun Catch You Crying" (1964), "Second Album" (1964), "I'll Be There" (1965), "Girl on a Swing" (1966) e uma coletânea de sucessos. Entre os maiores hits estão "How Do You Do It?", "I Like It", "You'll Never Walk Alone" — que se tornou hino da torcida do Liverpool — e "Don't Let the Sun Catch You Crying". A banda chegou ao fim em 1966, após queda de popularidade, mas voltou a se reunir em turnês nas décadas seguintes.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps