Wolfgang Van Halen afirma que nem todas as músicas precisam de solos de guitarra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2025
O músico californiano Wolfgang Van Halen é o cérebro por trás do Mammoth, banda na qual assume todos os instrumentos e os vocais. Com quase duas décadas de estrada, ele iniciou sua trajetória como baixista do grupo batizado com o sobrenome do seu pai, o lendário guitarrista Eddie Van Halen.
Van Halen - Mais Novidades
Considerado um dos maiores nomes da história do rock, Eddie eternizou solos marcantes, como o da faixa "Eruption". Seu filho, porém, segue uma abordagem diferente, priorizando a construção das músicas de forma completa, sem apego ao virtuosismo técnico.

Em entrevista recente ao radialista Mark Strigl (via Blabbermouth), Wolfgang revelou que seu maior prazer está no ato de compor. O multi-instrumentista destacou que, para ele, os solos de guitarra não são indispensáveis, e que o verdadeiro propósito está em dar forma à canção como um todo.
"O que realmente me faz feliz, o que me dá propósito com o Mammoth, é escrever as músicas. É por isso que algumas nem sequer têm solo de guitarra. Quando isso acontece, as pessoas pensam: ‘Sério? Como assim?’. Mas a questão é a música como um todo, como ela é construída. Nem toda música precisa de um solo de guitarra. Pode parecer estranho vindo do filho de Eddie Van Halen, mas é nisso que encontro mais alegria: construir a canção peça por peça."

Apesar da preferência por estruturas mais centradas na composição, Wolfgang garantiu que os solos não ficaram de fora do próximo disco do Mammoth. "Definitivamente há mais solos de guitarra, com certeza, mas, novamente, isso não é o mais importante pra mim. Mas eles estão lá, e eu vou dar o meu melhor", afirmou.
Intitulado "The End", o terceiro disco do Mammoth tem lançamento programado para o dia 24 de outubro. Mais informações sobre o álbum podem ser encontradas na nota abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps