Wolfgang Van Halen afirma que nem todas as músicas precisam de solos de guitarra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2025
O músico californiano Wolfgang Van Halen é o cérebro por trás do Mammoth, banda na qual assume todos os instrumentos e os vocais. Com quase duas décadas de estrada, ele iniciou sua trajetória como baixista do grupo batizado com o sobrenome do seu pai, o lendário guitarrista Eddie Van Halen.
Van Halen - Mais Novidades
Considerado um dos maiores nomes da história do rock, Eddie eternizou solos marcantes, como o da faixa "Eruption". Seu filho, porém, segue uma abordagem diferente, priorizando a construção das músicas de forma completa, sem apego ao virtuosismo técnico.
Em entrevista recente ao radialista Mark Strigl (via Blabbermouth), Wolfgang revelou que seu maior prazer está no ato de compor. O multi-instrumentista destacou que, para ele, os solos de guitarra não são indispensáveis, e que o verdadeiro propósito está em dar forma à canção como um todo.
"O que realmente me faz feliz, o que me dá propósito com o Mammoth, é escrever as músicas. É por isso que algumas nem sequer têm solo de guitarra. Quando isso acontece, as pessoas pensam: ‘Sério? Como assim?’. Mas a questão é a música como um todo, como ela é construída. Nem toda música precisa de um solo de guitarra. Pode parecer estranho vindo do filho de Eddie Van Halen, mas é nisso que encontro mais alegria: construir a canção peça por peça."
Apesar da preferência por estruturas mais centradas na composição, Wolfgang garantiu que os solos não ficaram de fora do próximo disco do Mammoth. "Definitivamente há mais solos de guitarra, com certeza, mas, novamente, isso não é o mais importante pra mim. Mas eles estão lá, e eu vou dar o meu melhor", afirmou.
Intitulado "The End", o terceiro disco do Mammoth tem lançamento programado para o dia 24 de outubro. Mais informações sobre o álbum podem ser encontradas na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco

Wolfgang Van Halen anuncia "The End", novo álbum do Mammoth
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
O mecânico que ajudou a mudar a trajetória de uma das maiores bandas da história do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm


