A banda punk a que Jimmy Page tirou o chapéu: "É impecável, simplesmente muito boa"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de agosto de 2025
Ícone absoluto do rock, Jimmy Page é frequentemente citado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, lado a lado com nomes como Jimi Hendrix e Eric Clapton. Mas mesmo sendo o cérebro criativo por trás do Led Zeppelin — grupo que redefiniu os limites do rock pesado —, Page nunca deixou de reconhecer o valor de artistas fora de seu espectro musical. E um desses elogios surpreendentes veio justamente ao punk, movimento que nasceu como uma reação contra tudo o que bandas como o próprio Zeppelin representavam.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista ao jornal The Guardian (via Far Out), Page revelou sua admiração por duas das principais bandas do punk britânico: The Damned e Sex Pistols. E o comentário sobre os Pistols não foi apenas respeitoso — foi enfático. "Eu gostava da música dos Sex Pistols, achei superb", declarou o guitarrista, usando um termo que pode ser traduzido como "magnífica" ou "impecável".
Jimmy Page e o punk
Page contou que, nos anos 1970, chegou a ir a um show do The Damned em Londres ao lado do vocalista Robert Plant. "Provavelmente hoje ele correria quilômetros de algo assim, mas eu ainda abraçaria. Gosto da energia, da crueza", comentou. Mesmo reconhecendo que o som punk era o oposto do que fazia com o Led Zeppelin, ele via mérito genuíno na proposta: "Era simplesmente muito boa música".
Essa abertura de Jimmy Page para outras vertentes não significa, no entanto, que ele cogitou mudar sua própria trilha musical. "Gostar não significa que eu ia abandonar meu caminho", afirmou. "Mas a gente aprecia outras músicas pelo caminho. Você consegue ver a ligação com o Eddie Cochran." Ainda assim, ele evitou fazer conexões forçadas: "Não quero tirar o mérito do que eles fizeram, ou tentar encaixar em outra coisa — isso é tão irritante quanto tentarem enquadrar o Led Zeppelin em algum rótulo. Era só música muito boa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90

A resposta do Led Zeppelin quando punks o acusaram de serem muito ricos
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK


