Renato Russo e Clube da Esquina estiveram próximos de gravar álbum juntos?
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de julho de 2025
Ao longo de sua carreira, Renato Russo demonstrou uma impressionante capacidade de transitar entre estilos e referências, indo muito além do punk que moldou os primeiros anos da Legião Urbana. O que poucos sabem é que o cantor e compositor chegou a planejar um disco solo com músicos do lendário movimento mineiro conhecido como Clube da Esquina — projeto que, infelizmente, nunca saiu do papel.
Renato Russo - Mais Novidades

A revelação foi feita por Reginaldo Ferreira, roadie da Legião Urbana, em entrevista ao canal Corredor 5. "O Renato Russo tinha vários planos, né? Ele me falou que o próximo disco que ele gravaria seria com os mineiros. Ele era fã. Clube da Esquina e esse pessoal. Era o próximo disco solo que ele queria fazer. Ele falava assim: ‘Imagina aquelas músicas com meu vozeirão’", contou Reginaldo.
A admiração de Renato pelo grupo mineiro — capitaneado por Milton Nascimento, Lô Borges, Flávio Venturini e outros — não era apenas retórica. Segundo o produtor Mayrton Bahia, que trabalhou em diversos discos da Legião Urbana, a influência do Clube da Esquina foi essencial para moldar a abordagem sonora da banda. Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, Mayrton disse: "No Clube da Esquina, vi que a imperfeição não é uma falta de competência técnica. É emoção. A emoção é imperfeita. Quando você limpa o som, joga a emoção no lixo".

Reginaldo ainda revelou um lado pouco conhecido de Renato Russo no estúdio: "Ele era sério, mas engraçado. Contava várias piadas, ficava imitando vozes do Michael Jackson, fazia Robert Plant...". Entre uma brincadeira e outra, surgiam também tiradas afiadas com humor de estrela pop decadente: "Você não está falido? Então entre na sua limousine".
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps