O dia em que um ex-jogador do Flamengo tomou umas e resolveu ir à casa do vocalista do The Smiths
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de agosto de 2025
Formada no início dos anos 1980, a banda The Smiths teve uma carreira relativamente curta, com duração de cerca de cinco anos. Apesar do tempo limitado de atividade, o grupo britânico se firmou como um dos grandes nomes da década, com composições marcadas por influências de indie rock, rock alternativo e pós-punk.
Smiths - Mais Novidades
Entre os inúmeros fãs do The Smiths está o treinador de futebol e ex-zagueiro Rogério Lourenço, que atuou por diversos clubes brasileiros entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 2000. Ele falou sobre sua paixão pela banda em entrevista ao jornalista Andrey Raychtock, colaborador do site Trivela.
Os caminhos de Rogério e Morrissey (vocalista do The Smiths) quase se cruzaram em 1994, quando o Flamengo — clube em que o zagueiro atuava na época — viajou à Europa para disputar dois amistosos contra o Celtic, tradicional equipe escocesa. Um dos confrontos foi realizado na Escócia, e o outro na Irlanda, ambos terminando empatados.
Durante um dia de folga, após algumas cervejas, Rogério teve uma ideia inusitada: viajar da Escócia até a Inglaterra para tentar encontrar a casa de Morrissey. Para a missão, ele chamou seu companheiro de zaga, Gélson Baresi — que, embora não fosse fã dos Smiths, topou a aventura.
"A bebida é uma m****, né, cara? Naquela época eu ainda bebia [...]. A gente tinha um dia de folga e eu calculei o tempo para ir de Glasgow até Manchester de trem. A gente estava no quarto bebendo cerveja, conversando, brincando e aí já eram 5, 6 horas da manhã. O primeiro trem saía às 8. Chamei o Gélson, que era um grande amigo meu, e ele disse ‘Não sei nem o que é isso, mas vamos’."
A dupla conseguiu chegar a Manchester. Faltava, agora, a parte mais ousada do plano: convencer um taxista a levá-los até a residência do cantor. Apesar dos obstáculos, eles conseguiram encontrar o endereço com a ajuda de um motorista local.
Como a vida nem sempre colabora, Rogério e Gélson tiveram uma surpresa desagradável: Morrissey não estava em casa — ou, talvez, não quis atendê-los. Sem se abalar, os dois seguiram com a jornada e fizeram um registro da aventura em outro ponto simbólico da trajetória dos Smiths.
"Na contracapa do ‘The Queen is Dead’ tem o Salford Lads Club. Eu falei: ‘Quero tirar essa foto nesse lugar aqui’ [...]. O Gélson que tirava as fotos, e o Gélson tava muito mamado [...]. As únicas fotos que ficaram boas foram justamente em frente ao Salford Lads Club."
A história completa pode ser conferida no perfil de Andrey no Instagram. Aperte o play e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela


Q Magazine: os melhores dos anos 80


