O que acontecia quando Eddie Van Halen se sentia desrespeitado, segundo amigo próximo
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de julho de 2025
Ícone da guitarra e presença constante em palcos e revistas especializadas, Eddie Van Halen também tinha um lado reservado que poucos conheceram. Em entrevista ao guitarrista Igor Paspalj, o jornalista Steven Rosen — amigo próximo do músico e autor do livro Tonechaser (via Ultimate Guitar) — compartilhou detalhes sobre o comportamento do guitarrista longe dos holofotes.


"Ele era uma pessoa bem complexa", disse Rosen. "Era como uma cebola — você tirava uma camada e logo encontrava outra. Quanto mais eu o conhecia, mais percebia quantas facetas ele tinha."
Segundo o jornalista, Eddie vivia para a música. "Com ele, era tudo. Nunca houve um momento em que eu estivesse com ele e ele não tivesse uma guitarra na mão", contou. A cena se repetia sempre: "Ele chegava na minha casa, acendia um cigarro — sempre tinha um cigarro aceso — e pegava uma guitarra para tocar um pouco. Toda vez."

Rosen também revelou como era visitar Eddie em sua casa no Coldwater Canyon, especialmente no estúdio 5150. "Ele estava sempre na cadeira, conversando, trocando cordas... Era tudo sobre guitarra. Existiam dois modos principais do Edward: o amigo e o músico."
Quando estava em "modo músico", Eddie deixava claro, ainda que sem palavras, que precisava de espaço. "Ele começava a tocar, olhava de lado, e eu já sabia. ‘Valeu, cara, até mais.’" Respeito, afirma Rosen, era uma prioridade para o guitarrista. "Se você o desrespeitasse, ele guardava aquilo por muito tempo."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps