O guitarrista que Michael Jackson chamou para gravar "Beat It" antes de Van Halen
Por André Garcia
Postado em 21 de julho de 2025
Em 1982, Michael Jackson já estava no topo do topo da música pop quando lançou "Thriller" — o álbum mais vendido de todos os tempos. Naquela década, parecia que todo mundo que tinha em casa um toca-discos, tinha aquele LP (só na minha casa tinha dois!) Tamanho sucesso se deu graças a hits como a faixa-título, "Billy Jean" e "Beat It".
Who - Mais Novidades

"Beat It" foi uma arrasadora mistura de pop, r&b e rock com o toque de Midas de Eddie Van Halen, que emprestou ao Rei do Pop seu talento. Eddie gravou o solo da faixa e ainda deu uma melhorada no arranjo. Mas isso provavelmente você já sabe; o que talvez você não saiba é que Eddie não foi a primeira escolha.
Por anos, pairou no ar um aparentemente inverossímil rumor de que a escolha original de Michael para o solo de "Beat It" não foi Van Halen, mas Pete Townshend, do The Who. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Rolling Stone em 2020, o eterno guitarrista do The Who surpreendeu ao confirmar aquela história: "Uma vez, Michael Jackson me pediu para tocar guitarra no álbum 'Thriller'. Eu respondi que não podia, mas recomendei Eddie [Van Halen], que ligou e conversamos. Ele era muito encantador, feliz com sua conexão [com a guitarra], mas me contou que estava curtindo tocar teclado. Seu sorriso era clássico. Um homem no lugar certo, realizado por estar fazendo o que fazia."

Nos anos 80, o mundo da música ainda era muito compartimentado, com rádios que tocavam um único estilo musical: rádios de pop só tocavam pop; rádios de rock só tocavam rock. Mais que isso, rádios de música negra só tocavam artistas negros, e nas demais, artistas brancos predominavam.
Com o lançamento de "Thriller" (1982), Michael Jackson rompeu essas barreiras com a faixa "Beat It". Por conta do solo épico de Eddie Van Halen, as rádios de rock tocaram um cantor pop, as rádios de pop tocaram um guitarrista de rock; rádios que só tocavam artistas brancos, tocaram um cantor negro, rádios que só tocavam negros tocaram um guitarrista branco.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps