Steve Harris escolhe a melhor canção do Iron Maiden; "são tantas músicas que escrevi..."
Por Bruce William
Postado em 01 de agosto de 2025
Steve Harris é o principal cérebro criativo por trás do Iron Maiden. Baixista, fundador e autor de boa parte das músicas da banda, ele já escreveu dezenas de canções ao longo dos anos. Mas quando perguntado sobre qual seria a melhor delas, sua resposta foi inesperada.
Iron Maiden - Mais Novidades
Em vez de escolher algum épico composto apenas por ele, como "Rime of the Ancient Mariner" ou "Hallowed Be Thy Name", Harris preferiu destacar uma faixa em que o processo foi coletivo. "Isso é difícil porque são tantas músicas que escrevi... deve ser mais de 150", disse ele, ao ponderar sobre a pergunta. "Eu não sei. Acho que provavelmente seria algo que você perguntaria aos fãs."
Mas ele acaba concluindo que sequer os fãs teriam essa resposta de forma clara: "Acho que se você perguntar para elas - algo que nunca fizemos - mas se você perguntar para elas, provavelmente teria dez ou doze pessoas citando dez ou doze músicas diferentes. É algo muito pessoal, então é muito difícil responder", prossegue.
E depois de refletir, Steve chega a uma decisão. "Acho que seria melhor escolher uma música escrita por três de nós", explicou. Para ele, o destaque vai para "The Evil That Men Do", lançada em 1988 no álbum "Seventh Son of a Seventh Son", considerada uma das fases mais criativas da banda. "Não tem muito dos meus elementos de composição ali. Então provavelmente escolheria algo como 'The Evil That Men Do', que foi escrita por nós três, somos os principais compositores. Dave também escreve, mas não é muito prolífico. Nicko não escreve, Janick entrou muito mais tarde, mas se tornou um compositor bem prolífico. Eu ainda diria 'The Evil That Men Do'."
A faixa foi assinada por Steve Harris, Bruce Dickinson e Adrian Smith, justamente os três compositores mais ativos do grupo na época. E é esse espírito colaborativo que, segundo Harris, ajudou a moldar o melhor da identidade musical do Iron Maiden.
Mesmo tendo talento e autonomia para bancar um catálogo inteiro sozinho, o baixista mostrou respeito pelo trabalho dos colegas ao eleger uma das poucas músicas escritas em conjunto como a melhor da banda. Um reconhecimento raro vindo de alguém que costuma ter a palavra final nos álbuns. "The Evil That Men Do" virou uma das favoritas dos fãs e está presente em praticamente todas as turnês desde seu lançamento, o que só reforça que, às vezes, o trabalho em equipe é o que dá liga ao metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"

A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos
O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer


