A canção que queimou o filme do Iron Maiden nos EUA, e atraiu ainda mais fãs para a banda
Por Bruce William
Postado em 31 de julho de 2025
Em 1982, o Iron Maiden lançou uma música que rapidamente se tornou um de seus maiores clássicos, e ao mesmo tempo virou o centro de uma histeria coletiva nos Estados Unidos. "The Number of the Beast", faixa-título do terceiro disco da banda, foi acusada de promover o satanismo. Não demorou para surgirem protestos, queima de discos e ataques de grupos religiosos durante a turnê americana. A comoção só ampliou o alcance do Iron Maiden.
Iron Maiden - Mais Novidades
Segundo Steve Harris, autor da música, nada disso fazia sentido. Ele contou que a letra foi inspirada em um pesadelo que teve após assistir ao filme "Damien: Omen II", além de influências do poema escocês Tam o' Shanter, de Robert Burns. "Basicamente, essa música é sobre um sonho. Não é sobre adoração ao diabo", explicou. A ideia nunca foi pregar nada, mas os fanáticos, claro, não se preocuparam em ler a letra antes de sair queimando LPs em praça pública.
A introdução falada, com trechos do Apocalipse, também colaborou para a polêmica. A banda queria que fosse narrada por Vincent Price, mas o ator cobrou caro demais. No fim, o texto foi lido por Barry Clayton, um locutor britânico que sequer conhecia o Iron Maiden. A voz grave entoando "Woe to you, oh Earth and Sea..." ("Ai de vós, ó Terra e Mar...") abriu caminho para o grito mais visceral da carreira de Bruce Dickinson, que no fim das contas foi o resultado da irritação após horas sendo forçado a repetir a mesma entrada pelo produtor Martin Birch.
"The Number of the Beast" também marcou a consolidação da nova formação do Iron Maiden. Bruce Dickinson tinha acabado de assumir os vocais no lugar de Paul Di'Anno, e Clive Burr ainda era o baterista - ele seria substituído por Nicko McBrain após o fim da turnê. O lado B do single, "Remember Tomorrow", foi registrado ao vivo na Itália dias depois da estreia oficial de Bruce nos palcos com a banda.
O clipe da música ajudou a alimentar a fama de "satânica". Gravado em março de 1982, trouxe imagens de filmes como Nosferatu, Mothra vs. Godzilla e The Crimson Ghost (youtube). Também foi ali que Eddie, o mascote da banda, apareceu gigante no palco pela primeira vez. A capa do single mostrava Eddie com um sorriso sinistro segurando a cabeça do diabo - parte de uma trilogia visual iniciada em "Purgatory" e seguida por "Run to the Hills".
Apesar das críticas, "The Number of the Beast" alcançou o 18º lugar nas paradas britânicas em 1982, e voltou a figurar no Top 3 com as reedições de 1990 e 2005. É presença garantida nos shows desde então. "Eles entenderam tudo completamente errado", disse Harris. "Eles só queriam acreditar nessa bobagem de que éramos satanistas". Nada mal para uma música que nasceu de um pesadelo e virou combustível para um clássico do heavy metal.
Com informações da Wikipedia e Songfacts.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro


Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
O item proibido que o Led tinha no avião que bandas como o Maiden nunca sonharam em ter


